sábado, 9 de janeiro de 2010

Piratão - Vide Convergências - HOJE


Fonte: www.resistenciamarajoara.blogspot.com e www.cinemaderua.blogspot.com

Veja toda programação no flyer em anexo!
Para assistir é só clicar em: http://www.youtube.com/watch?v=oGxt6E99f-E
CONTATO: Etetuba = Arthur Leandro - telefones (91) 30872755 ou 92080679

O coletivo Filé de Peixe realizará nos dias 09 e 10 de janeiro de 2010, na praça da República na cidade de Belém do Pará, e com apoio da Faculdade de Artes Visuais do ICA/UFPA, o projeto PIRATÃO: Vide Convergências!

Contemplado pelo programa REDE NACIONAL FUNARTE ARTES VISUAIS, PIRATÃO: Vide Convergências, a partir do contraste potencializado pela triangulação entre artistas e pensadores do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Pará, quer ampliar a percepção crítico-analítica das iniciativas desenvolvidas em cada um desses locais, bem como gerar troca de experiências e de estratégias empregadas para se produzir e difundir bens artísticos voltados para o campo audiovisual.

PIRATÃO é uma prática artística que investiga e simula a economia informal e pirata como situação para inserção, visibilidade, acesso e circulação a trabalhos de videoarte.

A ação desdobra-se a partir da comercialização de um objeto do coletivo Filé de Peixe denominado ENCARTADO. Francamente inspirados nos dvds piratas comercializados informalmente, os ENCARTADOS consistem numa mídia dvd + encarte + carimbo manual + vídeos apropriados.

Os ENCARTADOS reproduzem infinitamente os vídeos do acervo do coletivo Filé de Peixe, mantendo-se, contudo, únicos enquanto objetos, já que são manualmente carimbados, com número de série que não se repete, portando marcas e intervenções do processo caseiro e não industrial de produção.

Os ENCARTADOS são objetos performáticos, elementos constitutivos da ação, comercializados somente no momento do PIRATÃO, aos moldes e preços praticados pelos camelôs: "1 é 5(reais), 3 é 10(reais)".

No local da ação há um televisão e um aparelho de DVD para que os vídeos comprados sejam testados, assim, "comprou: testou, testou: exibiu!"
Ao término de cada ação, é realizada a SESSÃO PIRATA: uma seleção variada de videoartes, com uma hora de duração, sem divulgar previamente o seu conteúdo, sem pedir autorização aos autores, nem sequer informá-los. As pessoas ficam sabendo apenas onde e quando, e comparecem para uma sessão surpresa.

O conteúdo de cada SESSÃO PIRATA é divulgado posteriormente, no site do coletivo Filé de Peixe. A ação já foi realizada no Rio de Janeiro(duas edições), Porto Alegre, e em Recife, no SPA das Artes 2009.

Ao se deslocar, PIRATÃO difunde/exibe por outros lugares o acervo de vídeos aglutinado no local de origem do coletivo, na mesma medida em que gera condições para que novos trabalhos de artistas locais sejam incorporados ao projeto, difundindo-se em seqüência, num movimento polinizador que opera constantemente aglutinação – deslocamento – difusão.

Com isso, PIRATÃO ativa redes de troca em torno da produção audivisual voltada para o campo das artes plásticas, evidenciando a novíssima e vasta produção no campo da videoarte, facilitando o acesso/contato com trabalhos clássicos, propiciando um ponto aglutinação e difusão desse trabalhos a partir de um modelo que faz referência ao comércio popular, informal e pirata.

alex topini
--
© Francisco Weyl
Carpinteiro de poesia e de cinema
00 55 91 - 8114 8146 / 4009 2514

www.resistenciamarajoara.blogspot.com
www.cinemaderua.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário