quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

ENTREVISTA ESPECIAL: PAULA BALDUINO (SEM AMARRAS E BANDA ASSOMA)


Um dos grandes meios atuais para as bandas independentes, de qualquer parte do mundo, são as web radios. E agora no Brasil surge mais um programa direcionado a divulgação desse trabalhos, "Sem Amarras", apresentado pela jornalista paulista e vocalista da banda Assoma, Paula Balduino. Conheça mais sobre tudo o que eu escrevi, nessa entrevista especial.

Para quem quiser conferir, o programa rola todas as quartas-feiras às 19h no site http://www.cidadaodomundo.org.br


Como surgiu a ideia de criar o programa de web radio "Sem Amarras"? Já tinhas experiências anteriores com web radio?

Na verdade, surgiu de um convite da galera do espaço Cidadão do Mundo, em uma época que estavam rolando umas oficinas por lá: a de criação de som, ministrada pelo Renato Cortez, do Seychelles e a de Web Radio, nas mãos do querido Walter Figueiredo (o Batata). O Cidadão do Mundo é um espaço em São Caetano do Sul (SP) que funciona quase como uma ONG de bandas, um coletivo para quem quiser trabalhar, divulgar, fazer um som e sempre tem alguma atividade rolando lá. Além dos shows tem exposições de artes plásticas, grafite, debates sobre cultura independente. Para ampliar os horizontes do projeto, algumas pessoas de dentro do Cidadão, que participaram das oficinas, começaram a apresentar programas de web rádio e podcasts. Depois alguns músicos começaram a ser convidados, como a galera do DZK. Para o Assoma assumir um programa foi um pulo, porque nos tornamos uma banda muito ativa dentro do coletivo. Nosso guitarrista, o Xande, participou das oficinas, e eu mesma sempre estive em contato com o pessoal de lá dando ideias ou trocando informações. Recebi o convite da equipe do Cidadão e hoje o Marcelo Mendez e o Pajé, que trabalham dentro da instituição, fazem o programa comigo.

Eu não tinha tido experiência com isso ainda, não participei das oficinas, então caí meio de para-quedas. Eles simplesmente acharam que eu tinha o perfil para a proposta do programa. O "Sem Amarras" é voltado para as bandas independentes. A gente dá informações de festivais, de inscrições, agenda de shows, notícias das bandas e claro, rolamos o som delas. É bem alto astral, a gente se diverte no ar porque está envolvido com o que gostamos de verdade.


Como está sendo a repercussão do programa? E como podemos acessá-lo?

O "Sem Amarras" atuou em caráter experimental no segundo semestre de 2009. A gente queria testar o formato, saber como as pessoas iriam receber, se teríamos uma demanda ativa. Abrir um espaço para bandas não é o mais difícil. O problema é mantê-lo, é cativar o interesse do público. Hoje temos nossos ouvintes que participam com informações, que enviam material. Levamos uma banda ao estúdio para uma entrevista uma vez e a audiência foi a mil. E aí tivemos a certeza que sim, existe gente que quer ouvir coisas novas, que quer saber o que a cena tem a oferecer.

Para quem quiser conferir, o programa rola todas as quartas-feiras às 19h no site http://www.cidadaodomundo.org.br

Quais são os projetos para o programa em 2010?

Esse ano pretendo aumentar a divulgação, até porque queremos organizar uma série de eventos da web rádio dentro do Cidadão do Mundo, onde as bandas vão poder dar fazer o show e dar entrevistas, estar em contato direto com os ouvintes. Todos os shows da casa são transmitidos via web, o que potencializa a expansão do projeto, assim como a divulgação das bandas envolvidas. Ou seja: quem não puder estar no Cidadão em um determinado show, com certeza vai poder ouví-lo de qualquer lugar que tenha um computador com acesso a internet e aúdio.

No dia 16 de janeiro acontece o primeiro show do projeto "Festa: Sem Amarras" com as bandas Assoma, Libria e Visitantes. Mais para frente, depois do Grito Rock ABC 2010, a gente prevê outras edições, com bandas a serem recrutadas ainda pela equipe da casa.

E claro, em 2010 vão rolar mais entrevistas com bandas e produtores, o que é ótimo tendo em vista o aumento da interação e do conteúdo. Por exemplo: no dia 20 de janeiro, Tiago Barizon e Rogério Duarte da Identidade Musical estarão lá para contar sobre novos projetos, sobre o Noites do Bem, sobre o Mais Massa. É importante pra cena estar ligado no que acontece, quais as portas abertas que existem para divugar ou conhecer uma banda nova. E o programa, junto com as entrevistas, os eventos etc visa muito isso: tornar o público mais informado e com isso, mais ativo.


Como uma banda de qualquer estado brasileiro pode fazer para mandar o material?

Simples! Manda um e-mail para amarras.radio@gmail.com com mp3, um mini-release e a agenda de shows que a gente divulga tudo no ar. Para interagir ao vivo, trocar idéia, mandar recados, é só falar com a gente pelo MSN da rádio: radiocidadaodomundo@hotmail.com. Pelo MSN o ouvinte poderá não apenas interagir com o Sem Amarras, mas também, com todos os outros programas da grade.


Qual é a sua análise sobre o futuro da música independente no Brasil?

Cara, essa resposta tá virando um clichê mega e graças a Deus que tem sido assim! Atualmente se encontra bandas cada vez mais profissionais, dentro de coletivos cada vez melhor estruturados, gente séria e engajada. Percebe-se um aumento significativo de festivais pelo Brasil e isso só tende a crescer! Até em espaços como a MTV, que antes era dominada pelo mainstream, a gente já percebe que cada vez mais bandas independentes tem tomado espaço, porque realmente há uma demanda grande para isso. O Myspace , o Youtube, as web rádios, os festivais e outros meios ajudaram muito isso a rolar, até o Twitter mesmo, pela velocidade de propagação das informações e interatividade.

Acho que a resposta para essa pergunta é uma só: a música independente no Brasil é o futuro, ponto. Voltamos a era do "do it yourself", faça um vídeo e espalhe, monte seu blog e divulgue. Isso é ótimo! Democratização da cultura em grau máximo e de alta qualidade profissional, até por conta do avanço tecnológico.


E os planos da Assoma para esse primeiro semestre de 2010?

Nossa, temos tantas coisas!! Para esse ano já estamos com alguns shows agendados e entrevistas para fazer, estamos inscritos em alguns festivais e pretendemos lançar o EP. Falta gravar os vocais para gente finalizar.
Queremos voltar ao processo de composição, divulgar ainda mais, tocar ainda mais que 2009 (que foi um puta ano para a gente) e conquistar cada vez mais espaço. Temos uns projetos secretos, que a gente pode divulgar no segundo semestre talvez. Na verdade é só ficar ligado em nossas páginas que está tudo lá. Uma boa forma de ver as novidades da banda é acessando nosso site, que tem link para todas as outras páginas da gente: http://www.assomarock.com

3 comentários:

  1. dsculpa sou amiga da vocalista..dhuiasha soul chique! mano... ducar****

    ResponderExcluir
  2. Heyyyyyyy, a paulinha é o exemplo de sabedoria, manda muito em tudo o que faz!
    torço muito pra vc, e pro assoma tbm..
    meeeeu eu tenho um orgulho enorme de vcs..
    a simpatia dessas pessoas simples e que arrazam quando o assunto é musica, me faz sentir da familia..
    Paulinha beijão amore..
    e sucess' pra Nóiz..
    Mayara!

    ResponderExcluir