terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Entrevista Especial: Pro.Efx

por Ana Clara Matos
O DJ e MC, paraense, de dancehall e raggamuffin' Pro.Efx representa muito bem a Música Contemporânea do Pará. Um dos fundadores do Coletivo Blacksfera, ele está repleto de novidades para 2010 e conta alguns dos seus planos e um pouco da sua história nessa entrevista especial para o Ver-o-Pop.

Pro.eFX(PA) feat Arcanjo Ras(SP) - dirigido por Hugo Cezar - direto da 4ª edição do festival Se Rasgum

Bem, me fale das tuas primeiras experiências musicais?
Cara eu comecei na musica bem muleque ainda como baterista de algumas bandas undergrounds locais, e isso se estendeu por vários anos, mas sempre sem disvirtuar minha tendência para música negra como reggae e rap, inclusive isso sempre foram minhas influências, tanto no estilo de tocar como de compor. Já em 2000, junto com o Jacob Franco (atual guitarrista da banda Projeto Secreto Macacos -
www.myspace.com/projetosecretomacacos ) lançamos a banda Dubcoreattack, que teve até um destaque legal na cena local e um pouco antes disso fui apresentado aos softwares de produção musical e isso revolucionou de vez meu modo e ver a música. Em 2001, larquei de vez as baquetas e me enfiei nesse mundo da música digital.

Como é o teu método de produção atualmente?
É tudo basicamente atraves de softwares uma mesa e um mic proficional. Com isso já se pode fazer um estrago imenso.

clipe dirigido por Roger Paes

Quais são as tuas principais influências atuais?
Minha grande influencia sempre foi a cultura jamaicana e todas as suas vertentes. Também sempre fui muito ligado ao jungle, das suas raízes na Jamaica. Quando decidi criar minha 1ª linha de produção, não tive dúvidas, foi o raggajungle, por ser uma novidade aqui no Brasil e por poder contar com vários artistas pra criar junto a mim essa ideia.

Como está sendo a resposta do teu trabalho, aqui em Belém, no Brasil e no mundo?
Como era de se esperar por aqui está sendo meio lento. Com relação ao Brasil e o resto do mundo, eu costumo dizer que sou mais conhecido em locais onde nunca estive do que na minha própria terra. Mas tenho músicas espalhadas por todo o mundo. Em net radios da França, Itália, Reino Unido; além disso, saiu uma música minha num CD lançado junto com uma HQ gringa chamada "Dread and Alive", 1ª HQ com personagens jamaicanos. E estar do lado de artistas como Sly and Robby foi a melhor notícia desse ano para mim. Estou negociando com duas netlabels francesas para lançar o CD e o físico aqui no Brasil, vai sair pelo selo do Johnny B Good; e no site da pleimo (www.pleimo.com/proefx ) sou um dos destaques como um dos artistas mais vendidos.



Quais são os planos para 2010?
2010 é o ano da colheita como venho dizendo. Estou produzindo o CD novo do Arcanjo Ras, também estou produzindo faixas para o Jimmy Luv. Estou na produção do CD novo da Lú Guedes. Está saindo um CD junto com o DJ Konsiderado, pelo selo da Red Bull Academy.
E esse ano também lanço um CD só com inéditas com participações de artistas de todo o Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário