terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Entrevista Especial: Miguel De Laet - Editor da revista Violão Pro


Miguel De Laet é editor de uma das revistas especializadas mais importantes do País, a Violão Pro. Além de jornalista, o músico tem uma vasta experiência no mundo das seis cordas, conheça mais sobre ele nessa entrevista exclusiva.


Miguel me fale sobre a revista?
A Violão PRO é uma revista voltada para violonistas profissionais, amadores e amantes do violão, independente de segmento. O foco dela é o instrumento em si. Lá você encontra entrevistas com grandes nomes da música, matérias especiais de conteúdo técnico, análises de instrumentos, acessórios e equipamentos disponíveis no mercado, produtos, novidades do mercado musical, lições e transcrições, entre outras coisas.

Como é a tua relação com a música e com o violão, especificamente?
Eu sou formado bacharel em música, violonista erudito, trabalhei como músico de estúdio, sideman e também fui violonista e vocalista de uma banda chamada Metal Jam, considerada pela critica especializada uma das principais bandas de prog metal do país.

Quais e quem são as tuas influências musicais?
Bah, muitas! em termos de composição fui muito influenciado pelo trabalho de Leo Brouwer e por caras que tive o privilégio de ter como professores, Arrigo Barnabé e Paulo Zuben. Além disso, sou um grande admirador da cultura ibérica. Adoro o trabalho de músicos como Vicente Amigo, Paco de Lucia, entre outros.

Como está sendo a repercussão da revista, entre o público direcionado (violonistas) e o público de um modo geral?
Ela é considerada hoje o principal veículo do segmento, líder de mercado, distribuída em todo o Brasil. Fiquei muito feliz quando a Violão PRO foi referência do ENADE, a prova que avalia a qualidade dos cursos superiores do país, em sua edição de 2006. É um exemplo do reconhecimento por parte dos acadêmicos. Quanto ao público de um modo geral, não tenho dados, por isso não sei informar.

Para quem ficou interessado, qual é o site?
www.violaopro.com.br , mas o site será reformulado. Isso porque a editora da VP lançará em breve um portal chamado MusicTube. Esse site trará uma nova experiência de interação com a música e foi concebido por colaboradores brasileiros, indianos e ucranianos. A Musica&Mercado, editora da VP e de outras revistas como a Sax&Metais, abriu recentemente um escritório nos Estados Unidos para cuidar desse portal mundial.

Bem, quero saber o que conheces da música paraense? Aqui tem um dos maiores violonistas do mundo o Salomão Habib, conheces o trabalho dele?
Não conheço, conheço pouco da música paraense. Conheço tecnobrega e tenho alguns colegas paraenses formados na UFPA e também da estadual. O Cristiano, um amigo paraense, que coloco como um dos grandes jovens talentos do violão brasileiro, chegou a vencer concursos importantes do nosso calendário, como o Souza Lima. Quanto ao trabalho de Habib, realmente não conheço. mas gostaria de ouvir algo dele.

Quanto tempo tem a revista e a circulação dela? Distribuição nacional? Queres deixar contatos?
Sim, distribuição nacional. a revista existe desde 2006. As pessoas podem entrar em contato conosco atraves do nosso site www.violaopro.com.br , nossa comunidade do orkut, seguir nosso twitter www.twitter.com/violaopro e por email editor@violaopro.com.br . Para assinar, entre em contato assinaturas@musicaemercado.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário