segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Entrevista Especial: DJ Benjamin


O DJ Benjamin é o grande orgulho paraense, na música eletrônica. Além de ter conquistado espaço com todo o talento, ele também está concorrrendo entre nomes representativos do circuito nacional, no quesito DJ Revelação (http://djmag.com.br/bestbrasil2010 ). Conheça mais sobre e saiba do que estou falando nessa entrevista especial.

Como está sendo essa experiência de tocar em São Paulo? Como é o público daí?

São Paulo é incrível. Não é uma cidade fácil, mas sem dúvida oferece muitas oportunidades para quem trabalha com música - não é a toa que vários artistas de Belém vem pra cá. O público daqui é bem exigente, é legal ver que tem muita gente que não necessariamente é DJ mas pesquisa e conhece muito. Claro que não posso deixar de mencionar meus amigos que já me ouviam em Belém e que hoje me dão a maior força por aqui me acompanhando nas festas, assim como muitos paulistanos e gente de outros lugares também.

Várias coisas legais aconteceram no início desse ano, como a entrevista que dei pro jornalista e DJ inglês Jonty Skrufff - http://rraurl.com/cena/7043/Benjamin_Ferreira_D.I.S.C.O . e a indicação ao prêmio de DJ revelação de 2009 no Best Brasil da revista inglesa DJ Mag. Aliás, a votação ainda está rolando e o público pode votar quantas vezes quiser - basta entrar no site http://djmag.com.br/bestbrasil2010 . Quem vota tem que escolher todas as categorias, então eu destaco gente como Magal, Renato Cohen, Rotciv, o selo Mister Mystery, o blog Bate-Estaca, o programa de rádio Chaosmopolitan, a promoter Flávia Durante e o fotógrafo Fábio Tavares. E se puder me ajudar votando em mim, eu também ficarei muito grato! (risos)

Em relação ao público de Belém. O que poderias destacar?
Sinto muita saudade de Belém. Gente animada sempre, meus amigos (e, claro, minha família e meus cachorros). Assim como em Sampa, a vibe é sempre fantástica - povo dançando, pulando, perguntando nomes de música, acompanhando meus sets na web e indo aonde eu toco. Voltar a Belém me faz sempre muito bem, me sinto livre pra experimentar no som, o público confia em mim, entra nas viagens, entende a mensagem se eu toco coisas inusitadas pelo meio do set.

Quais são os teus projetos em relação a tua produção musical?

Comecei um remix com um amigo meu, Erico Theobaldo, da banda Telepathique (http://www.myspace.com/telepathique ). O artista que estamos remixando ainda é surpresa, mas o que posso adiantar é que vários instrumentos acústicos estão sendo usados no remix, o que é um puta tesão. Também estou finalizando um remix à distância com meu amigo de Belém Bernardo Pinheiro, de uma faixa obscura do Biddu Orchestra de 1977. Outros parceiros devem surgir ao longo do ano, e também estou fazendo alguns edits sozinho, de músicas gringas e também brasileiras. Fiquem ligados no meu site - www.myspace.com/benjaminferreira e no meu blog www.boogiecentral.blogspot.com pra saber das novidades!

Onde estás se apresentando atualmente?

Tenho uma residência mensal no Vegas (de São Paulo) - a festa Xiliquê, com o DJ Felício Marmitex. É uma festa beneficente que também tem um blog (http://www.xilique.com.br/ ) com informações sobre música e voluntariado. Tenho tocado em várias casas da cidade como D-Edge, Hot Hot, Volt, Audio Delicatessen e no próprio Vegas, em outras noites como Dig It? e Discology. Tenho também gigs marcadas na Virada Cultural do Estado de São Paulo, que rola simultaneamente em várias cidades do interior - me apresentarei duas vezes na cidade de Araçatuba em maio.

O que poderias contar do que está acontecendo na cena da música eletrônica, de Belém, do Brasil e do mundo?

A noite de Belém tem muita gente a fim de aumentar o número de opções de festas com música de qualidade: BemBom, de Geraldo Nogueira e Mari Jares, a festa Hype, do Albery, a Mondo, a Só 80 do parceiro de longa data Fábio Miranda que está super bem, tanto a festa quanto o programa na Rauland. No Brasil e fora daqui também a disco music voltou com força total, e o melhor de tudo, aberta à mistura com outros sons como house, techno , soul, funk, música latina e até mesmo rock. Estamos vivendo um momento muito promissor e rico musicalmente falando, então minha expectativa é que 2010 seja um ano maravilhoso para quem gosta de música e de sair à noite - seja em Belém, no Brasil ou no exterior.

E pra quem quiser manter contato, além do Myspace (www.myspace.com/benjaminferreira ), do meu blog (www.boogiecentral.blogspot.com ) e do meu site no rraurl (www.rraurl.com/benjaminferreira ) que tem vários sets, tem também o www.formspring.me/benjaferreira pra quem quiser fazer perguntas, e meu Twitter www.twitter.com/boogiecentral . Obrigado a você, Sidney, pelo espaço em seu blog, e a todos os amigos que acompanham meu trabalho e sempre incentivam. A vocês todo meu carinho, hoje e sempre!

2 comentários: