domingo, 6 de dezembro de 2009

Pristine Blusters - A renovação da música eletrônica nacional





Vem direto da ponte Rio/São Paulo um dos trabalhos mais interessantes da música eletrônica nacional, Pristine Blusters (http://www.myspace.com/pristineblusters). O Pristine Blusters é um projeto de música eletrônica formado pelos DJs Carlos Nuñez que atua há mais de 10 anos na cena eletrônica paulista, e pelos cariocas Victor Arlé e o músico Alexandre Favilla. As influências musicais do Pristine são diversas, vão desde a música eletrônica de Kraftwerk, passeando pelo som mais moderno e atual dos Daft Punk, se aventurando no rock, até chegar ao som fracês de Mr. Oizo e Justice — ícones da cena eletrônica alternativa do momento. O Pristine elaborou remixes não oficiais para Daft Punk, Mika, Mr. Oizo e Justice. Também fez parceria com a paulista MC Gi, elaborando um remix — por encomenda — da faixa Quer Romance. O remix obteve tanto sucesso que foi usado pela própria MC como base em seus shows. Não oficialmente, obteve repercussão internacional com o remix para Let There Be Light, do Justice. A faixa literalmente rodou o mundo. São autores também do webhit “Fresco Boiola”.


Entenda mais sobre o que estou falando nessa entrevista exclusiva com essa galera. E que ainda está ligada no Tecnobrega.






http://djmulher.podomatic.com/enclosure/2009-09-23T14_11_43-07_00.mp3





A banda é formada por integrantes do Rio de Janeiro e de São Paulo. Como vocês fazem para compor?



C-Nuñez: Muita paciência, noites sem dormir e uma internet banda larga estável. Horas no MSN mandando prévias e idéias de SP ao RJ. Uma hora sai algo.

Victor Arlé: A gente conversa muito pelo MSN. Trocamos samples e algumas músicas que usamos como inspiração, mas sempre muito espontâneo e ás vezes até sem querer surge uma ideia.




Quais são as principais influências musicais?



C-Nuñez: Michael Jackson, the king! Atualmente, ouço muito Crookers e Diplo. Gosto do estilo deles, é um som up e bem swingado.


Victor Arlé: Eu curto muito o Crookers também, não tanto nessa vibe atual que eles estão, Diplo é uma referência e tanto pro nosso estilo de som. Acho o Sinden excelente também, representando nosso baile funk na gringa. Os caras do Prodigy também são uma grande inspiração, não temos como negar. Agora no outro extremo da música eletrônica eu curto bastante IDM, tipo Aphex Twin, Autechre, Squarepusher
.



É possível ouvir nuances musicais do funk carioca. Vocês já chegaram a ouvir o Tecno Brega paraense?



C-Nuñez: Já sim e em breve teremos uma surpresa pra vocês.

Victor Arlé: Lógico! O techno brega paraense é o equivalente do nosso funk carioca. É bem divertido.




Quais são os próximos passos da banda? Como está sendo a receptividade das músicas?



C-Nuñez: Sempre em frente, fazendo barulho. A receptividade está bacana, inclusive de nossa performance ao vivo, mostrando a real bagunça saudável que é o PB.

Victor Arlé: Estamos tocando vários projetos. Temos recebido com frequência vários pedidos de remix, inclusive de artistas de outros países. Nem sempre a gente pode atender a demanda, mas é sempre bom saber que nosso trabalho está despertando interesse da cena. FEchamos agora um mixtape com a dj MULHER (http://www.myspace.com/djmulher) e a galera tem curtido muito. As idéias estão sempre fluindo, a gente não pára.




Abraço!

-- Victor Arlé
DJ + Producer from Pristine Blusters
http://www.myspace.com/pristineblusters
http://twitter.com/p_blusters

Nenhum comentário:

Postar um comentário