terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Literatura inovadora: Projeto Audiolivros





Marcelo Velasco é autor de um dos projetos mais interessantes ligados à literatura no Brasil, o projeto Audiolivros. Conheça mais sobre ele e sobre essa ideia nessa entrevista exclusiva.




Durante a assinatura do contrato de parceria com a Fundação Dorina Nowill para deficientes visuais (01/12/2008)



Conte um pouco sobre a tua história no mundo da literatura?


Meu envolvimento com a literatura começou cedo. Sempre gostei de ler, mas tinha medo e preguiça dos livros grossos.Quando jovem, aos 15 e 16 anos, descobri Jorge Amado e me encantei com a Literatura brasileira, e então comecei a ler. Sempre tivemos livros em casa, e eu ia começando um, experimentando outro, e assim foi indo. Aos 18 anos comecei a trabalhar como secretário de um médico aposentado, que era cego por consequência de um glaucoma. E então, através dele, fui apresentado aos livros falados da Fundação Dorina Nowill para cegos.



Como surgiu a ideia do projeto Audiolivros?


Em junho de 1999, já portador de Esclorese múltipla desde 1995, aposentado por invalidez, comecei a ocupar o meu tempo e a minha mente com trabalhos que envolvessem deficientes físicos, sensoriais ou mentais na minha cidade, Bragança Paulista. Aos poucos fui conhecendo um, conhecendo outro, até conhecer a Associação Mulher Unimed. Estava pensando em formar um grupo de leitura para cegos e conversando sobre isso, lembrei-me dos Livros Falados da Fundação Dorina e resolvi pesquisar se poderia gravar audiolivros também. Depois descobri o que precisava, tive o apoio da AMU, e começamos as gravações em abril de 2007. Em julho de 2008, inauguramos o Espaço Audioteca AMU (LINKS: http://www.youtube.com/watch?v=wjY_UxhWbsg E http://www.youtube.com/watch?v=HkzuUhkDmEA). A partir de então, começamos a promover manhãs de leitura na Biblioteca Municipal de Bragança (LINK: http://www.youtube.com/watch?v=PTdaoEWmma4) e outras atividades para ajudar os deficientes visuais a terem contato com a Literatura.
Em dezembro de 2008, A AMU-Bragança firmou parceria com a Fundação Dorina Nowill para cegos, na perspectiva de divulgar os livros falados pelo Brasil e criar bibliotecas em áudio, voltadas para cegos por todo o Brasil, através da Unimed. (cf. http://www.youtube.com/watch?v=mXC-thQZ5oU )





Como é a repercussão dos ouvintes? Eles dão sugestões de livros?


Os leitores (ouvintes) ainda estão muito tímidos, isso tudo é muito novo. A leitura começa a partir de um hábito herdado ou adquirido. Recebemos alguns pedidos, de livros voltados à parte espiritual ou textos para estudos. Além do mais, temos um acervo, atualmente de 350 livros de Literatura nacional e estrangeira. Como também de livros de ficção, não-ficção e auto-ajuda, de forma de os deficientes visuais saem sempre com algo que querem ler da biblioteca.



Quais são os teus próximos projetos?


Estamos agora muito ocupados em divulgar os audiolivros e dar a conhecer essa proposta pelo Brasil afora. Estamos com um podcast semanal chamado programa Livro Falado(http://www.podcast1.com.br/canais.php?tag=marcelo velasco) fazendo divulgação no facebook e no myspace (http://www.myspace.com/livrosfalados). Lá você poderá ouvir trechos de livros gravados pela nossa equipe, ver fotos e conhecer melhor nossa história. Nossa meta agora é divulgar, divulgar e divulgar.



O que você conhece da literatura paraense?



Preciso confessar que não sei nada. Adoraria conhecer livros de autores do Pará, que desejam se conhecer para os lados de cá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário