sábado, 31 de outubro de 2009

Domingo - Sincera no Festival Calango


Sincera - por Renato Reis







DOMINGO, 1° de novembro
00:00 Linha Dura (MT) - http://www.myspace.com/linhadura
23:30 Marku Ribas (MG) - http://www.myspace.com/markuribas
23:00 Ebinho Cardoso (MT) http://www.myspace.com/ebinhocardoso
22:30 Toninho Horta (MG) - http://www.toninhohorta.com.br/
22:00 Paulo Monarco (MT) - http://paulomonarco.conexaovivo.com.br/
21:30 Cassim & Barbaria (SC) - http://www.myspace.com/cassimf
21:00 Nevilton (PR) - http://www.myspace.com/nevilton
20:30 Inimitaveis (MT) - http://www.myspace.com/inimitaveis
20:00 Lu Bonfim (MT) - http://www.lucomcafe.blogspot.com/
19:30 Facas Voadoras (MS) - http://www.myspace.com/facasvoadoras
19:00 Super Urbano (MT) - http://www.myspace.com/superurbano
18:30 Dom Capaz (MG) - http://www.myspace.com/domcapaz
18:00 Vitrolas Polifônicas(MT) - http://www.myspace.com/vitrolaspolifonicas
17:30 Somero (RR) - http://www.tramavirtual.com.br/somero
17:00 Black Sonora (MG) - http://www.myspace.com/blacksonora
16:30 O Melda (MG) - http://www.myspace.com/claudaomelda
16:00 Sincera (PA) - http://www.myspace.com/sincerarock






quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Um grande preparativo pro Se Rasgum

Direto do Mundo Livre S/A (Fotos Christian Emmanoel)



O esquenta da 4ª edição do festival Se Rasgum (http://www.serasgum.com.br/), que acontecerá nos dias 13, 14 e 15 foi em grande estilo, num domingão (25), à beira da Baía do Guajará, no Gold Mar Hotel, com a apresentação das bandas Pio Lobato e Seu Suposto Projeto / Massa Grossa, Metaleiras da Amazônia e direto de Recife, Mundo Livre S/A.

Um dos grandes momentos - Metaleiras da Amazônia
As apresentações das bandas paraenses foi um capítulo à parte nesse evento. Pio Lobato com o seu Suposto Projeto esquentou os tamborins, ou melhor, os esqueletos. Mas o show só pegou mesmo quando a cantora Ana Clara Matos subiu para cantar clássicos da MPB, como "Refazenda" (Gilberto Gil), numa versão guitarreira.
Porém, o grande destaque da noite foi o show da banda Metaleiras da Amazônia. Pantoja do Pará, Manézinho do Sax e Pipira do Trombone estavam acompanhados de músicos excepcionais, entre eles Léo Chermont (guitarra) e o baixista grooveiro Calibre. Aí, nesse momento, já não tinha mais ninguém parado. Mais de duas mil pessoas suaram bastante, principalmente, na hora da música "Um Passeio no Ver-o-Peso".

04


Quando o Mundo Livre S/A entrou para tocar, todos os presentes já estavam brigando pelo melhor lugar na frente do palco. Foi hit atrás de hit, que fizeram e fazem parte da História do Manguebeat (bit). Todos cantaram "Bolo de Ameixa", "Meu Esquema" entre outros clássicos. Depois dessa bela festa de esquenta, agora é só esperar pelos próximos momentos ligados ao festival. E não perca a programação.
Sexta – 13 de novembro
Nação Zumbi (PE)
Tecnoshow (PA)
Bonde do Rolê (PR)
Gork (SP)
Juca Culatra & Power Trio (PA)
Pro.eFX c/ Arcanjo Ras (PA/SP)
Dead Lovers Twisted Hearts (BH)
Cérebro Eletrônico (SP)
Trio Manari (PA)
Ataque Fantasma (PA)
The Baudelaires (PA)
Sábado – 14 de novembro
Pato Fu (MG)
Música Magneta – Dj Dolores, Pio Lobato e Mestre Vieira (PA/PE)
Comunidade Nin-Jitsu (RS)
Digital Dubs com BNegão e Ras Bernardo (RJ)
Pinduca (PA)
Marku Ribas (MG)
Milocovik (SP)
Johny Rockstar (PA)
Radiotape (MG)
Dharma Burns (PA)
Aeroplano (PA)
Domingo – 15 de novembro
Velhas Virgens (SP)
Stress (PA)
Matanza (RJ)
Delinquentes (PA)
Hablan Por La Espalda (URU)
AMP (PE)
Retrofoguetes (BA)
Inverso Falante (PA)
Sincera (PA)
Godzilla (AP)
Clube de Vanguarda Celestial (PA)
*Ordem inversa de apresentação
1ª Semana de Profissionalização da Música Paraense
De 11 a 17 de novembro o evento traz também uma série de workshops, palestras e debates com especialistas na área musical. A 1ª Semana de Profissionalização da Música Paraense vai contar com workshops que vão desde produção musical e gravação a registro e mixagem de shows ao vivo e trilha sonora para cinema.
Os workshops e locais da Semana serão divulgados pela Se Rasgum nos próximos dias junto com a programação completa no site do Festival (
www.serasgum.com.br).
Contatos Festival Se Rasgum – Coordenação de Comunicação
Rafael Guedes rafael@serasgum.com.br ou (91) 8853.6353

Marcelo Damaso marcelo@serasgum.com.br ou (91) 8146.9110

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Blog do Azul - O Maior Acervo da Música Paraense em formato virtual



Esse é o endereço mais importante no mundo virtual para quem quer conhecer música de qualidade, ou melhor, música paraense de todos os estilos. Mas também, música popular brasileira, sem preconceitos. Do metal mais extremo à música instrumental, é isso que o internauta pode encontrar no blog do Azul.


Azul - Um dos maiores pesquisadores de Música Brasileira na internet


A História do blog surgiu meio que sem querer, a irmã do publicitário Edvaldo Souza (o Azul) pediu que ele enviasse algumas músicas paraenses para ela, através da internet. E assim, não só ela, mas uma população gigantesca pode baixar o que imaginar.
Ficou impressionado? Então, comece a pesquisar: www.musicaparaense.blogspot.com

sábado, 24 de outubro de 2009

Programa Megafônico: 001






Programa Megafônico
A produção de Pod Cast, um programa de rádio de veiculação na web, é mais um dos projetos do Coletivo Megafônica. Esta é a primeira edição e o programa irá ao ar quinzenalmente.


Programa Megafônico - 001


Direção: Sidney Filho


Produção de áudio: Léo Chermont


Produção: Bahrbara Andrade e Adele Pickerell


Co-produção: Clarysse Dias e Manuel Cardoso


Apresentação/locução: Andro Felipe, Daniel Soares e Juca Culatra


Nesta edição:
Entrevista: Homero da Cuíca (cineasta e DJ)


(O Programa Megafônico é uma produção do Coletivo Megafônico e Circuito Fora do Eixo, com apoio do Casarão Cultural Floreta Sonora)

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Mundo Livre S/A e Nação Zumbi em Belém: O Manguebeat (bit) no Pará




As apresentações das bandas Mundo Livre S/A (no domingo, 24, no Gold Mar Hotel, e ainda contando com os shows das bandas locais Metaleiras da Amazônia e Pio Lobato & O Suposto Projeto); e Nação Zumbi (fechando à noite de sexta-feira, 13, da 4ª edição do Festival Se Rasgum) me faz lembrar de algum lugar do meu passado, no começo da década de 90, quando morei em Hellcife.



No período de 86 a 94, tive a chance de assistir o nascimento de um movimento (e os momentos paralelos), que conseguiu ter projeção internacional. Lembro como se fosse hoje, das primeiras apresentações de Chico Science e Nação Zumbi, ou melhor, de quando pirava curtindo o set do DJ Francisco de Assis França, no Francy’s Drinks.



Ainda está clara na minha mente, a explicação de Fred 04, sobre a Física Quântica e a Teoria do Caos, durante o período da edição pernambucana da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (1993), na Universidade Federal de Pernambuco. No mesmo ano, a emoção do primeiro Abril Pro Rock, no Circo Maluco Beleza.


Também não me escapa da memória, o show do Faith no More (1992) no ginásio Geraldão, com a abertura da ex-banda (Maggie’s Dream) do ex-Menudo (Rob Rosa). Quando o então proprietário da loja Rock Express (Paulo André Pires, idealizador e realizador do Abril Pro Rock) deu o mosh mais sensacional de todos os tempos.

Azia Amazônica

Tudo isso regado ao “camarão pernambucano” e muita Pitú. E agora, estamos comemorando os 15 anos de lançamento do CD “Da Lama ao Caos”. E iremos celebrar com muitas bandas do Brasil, sobretudo, as paraenses.



Os dois shows serão, com certeza, inesquecíveis. Para quem viu tudo isso e para quem ainda verá. Pois, estamos vivendo o grande momento da música independente nacional. E melhor de tudo, numa estrutura de organização de primeira qualidade. Mais informações sobre a 4ª edição do Festival Se Rasgum:
www.serasgum.com.br


Da Lama ao Caos

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Programação oficial da 4ª edição do Festival Se Rasgum

Nação Zumbi um dos shows mais aguardados


http://www.serasgum.com.br/ (texto de divulgação)


Acompanhando a diversidade da música contemporânea e investindo cada vez mais nesse formato, o Festival Se Rasgum apresenta em sua quarta edição nomes que revelam um Brasil de um pop mais abrangente e de estilos expressivos, indo do dub ao carimbó, do rock ao hip hop, do brega ao metal e da guitarrada à surf music. Em mais de 20 horas de shows em três palcos, o Festival apresenta 40 atrações locais, nacionais e uma internacional, tendo a diversidade como proposta e apostando no tradicional, no original e no novo. O Festival Se Rasgum integra o Conexão Vivo – iniciativa da Vivo voltada ao desenvolvimento do setor musical brasileiro – e é filiado à Abrafin – Associação Brasileira de Festivais Independentes.
Nos dias 13, 14 e 15 de novembro, Belém recebe, no African Bar, shows de 17 atrações nacionais, como Nação Zumbi (PE), Pato Fu (MG), Velhas Virgens (SP), Matanza (RJ), DJ Dolores (PE), Digital Dubs com B Negão e Ras Bernardo (RJ), Bonde do Rolê (PR) e Cérebro Eletrônico (SP), além da uruguaia Hablan por la Espalda e de grandes nomes da música paraense e de representantes da nova safra local. Rompendo barreiras entre ritmos, o evento estabelece uma conexão definitiva do Pará com o Brasil ao mesmo tempo em que apresenta e valoriza a música produzida no estado. A programação completa e os horários estarão disponíveis no site do Festival – www.serasgum.com.br.
O Festival também traz aos artistas paraenses uma intensa programação de workshops, palestras e mesas de debate visando ao crescimento e capacitação da cadeia produtiva da música paraense. Através da 1ª Semana de Profissionalização da Música Paraense, os artistas terão acesso a ferramentas do processo que envolve essa cadeia, desde a gravação do disco, trilhas sonoras para cinema, mixagens, produção musical e gravação a debates sobre a indústria fonográfica, sobre o papel das rádios públicas e consolidação dos circuitos regionais. Além disso, o evento possuirá espaços para trocas de experiências, reuniões e intercâmbio entre produtores, músicos e demais profissionais locais e nacionais.


O Pop perfeito do Pato Fu


O projeto da 1ª Semana de Profissionalização da Música Paraense foi aprovado pela Lei Semear, com apoio do Governo do Estado do Pará, e também integra o Conexão Vivo.
Atrações - De Pernambuco vem o peso dos maracatus da Nação Zumbi, fundadora do movimento Manguebeat e uma das maiores bandas brasileiras dos últimos 20 anos. De Minas Gerais, o som inventivo do Pato Fu, banda que ajudou a diluir a fronteira entre o rock e o pop brasileiro. Os cariocas do Matanza trazem sua habitual pancadaria sonora e os paulistas do Velhas Virgens fazem seu primeiro e tão aguardado show em Belém, onde tem público cativo, que acompanha seu blues debochado e sabe a letra de todos os seus hits.
De Belém, a primeira banda de heavy metal do Brasil, Stress, faz um revival de sua trajetória como uma das bandas mais importantes da história do rock brasileiro. A consagrada banda de hardcore Delinqüentes faz sua quarta apresentação no Festival Se Rasgum, enquanto Pinduca traz seu carimbó pop e moderno para os palcos do evento e a banda Tecnoshow apresenta o melhor do tecnobrega paraense.
Durante três dias de Festival, Belém vai receber bandas de todos os cantos do país e apresentar para diversos veículos nacionais de imprensa presentes ao evento o melhor da música paraense. Além destas atrações locais, estão confirmadas para o Se Rasgum as bandas paraenses Pro.eFX, Clube de Vanguarda Celestial, Juca Culatra & Power Trio, Sincera, Inverso Falante, Johny Rockstar, Dharma Burns, The Baudelaires, Johny Rockstar, Ataque Fantasma, Aeroplano e Trio Manari. No espaço Laboratório, bandas, DJs nacionais e locais mostram ao público a cara experimental da música paraense e o novo som produzido no estado.
Em suas três edições anteriores, o Festival Se Rasgum já trouxe a Belém 45 bandas nacionais e duas internacionais, além de dar espaço a 69 apresentações de bandas paraenses, sendo considerado pela crítica especializada um dos cinco melhores festivais de música do Brasil.
Estrutura - O Festival é realizado em dois palcos, onde as atrações se revezam em shows seqüenciados e sem intervalos. Um terceiro palco, armado no espaço Laboratório, apresenta trabalhos experimentais, DJs e apostas em novos talentos. Completam a estrutura do evento os espaços da feira de moda do coletivo Caixa de Criadores, piercing & tatoo, half pipe, ações de grafitagem e stêncil, praça de alimentação e o novíssimo Ecolounge.
Este ano, o evento amplia suas ações de sustentabilidade estabelecendo um programa para neutralização do carbono e busca de fornecedores sustentáveis que exerçam responsabilidade ambiental, além de promover a educação ambiental de equipes envolvidas diretamente na produção do evento.
Conexão Vivo – Dezenas de projetos musicais de todo o país fazem parte do Programa Conexão Vivo, que reúne shows, festivais independentes, gravação de CDs e DVDs, produção de videoclipes, programas de rádio, oficinas e seminários que compõem uma rede nacional e permanente de atividades culturais envolvendo artistas, gestores e produtores culturais, iniciativas públicas e privadas.
O Conexão Vivo realiza ao longo do ano um circuito próprio de eventos onde toda essa diversidade de ações acontece conjuntamente. Além disso, o programa também está presente em muitas das mais importantes iniciativas da cena musical brasileira, seja com o patrocínio de projetos ou parcerias artísticas em eventos de destaque no calendário nacional, como acontece agora com oSe Rasgum e outros festivais independentes como o Jambolada, Arte na Praça, Primeiro Campeonato de Surf Music e 53 HC (Minas Gerais), Omelete Marginal (Espírito Santo) e Coquetel Molotov (Pernambuco).
A construção e articulação de redes culturais nacionais, em diferentes segmentos artísticos, é o foco da Política Cultura da Vivo, que tem no Conexão Vivo uma de suas principais iniciativas. Detalhes sobre as outras linhas de atuação e sobre as formas de participação nos Programas Culturais Vivo estão disponíveis no
www.vivo.com.br/cultura. E para saber mais sobre o Conexão Vivo, acesse o portal www.conexaovivo.com.br.

A sacangem roqueira da banda Velhas Virgens


Confira a escalação do 4º Festival Se Rasgum*:
Sexta – 13 de novembro
Nação Zumbi (PE)
Tecnoshow (PA)
Bonde do Rolê (PR)
Gork (SP)
Juca Culatra & Power Trio (PA)
Pro.eFX c/ Arcanjo Ras (PA/SP)
Dead Lovers Twisted Hearts (BH)
Cérebro Eletrônico (SP)
Trio Manari (PA)
Ataque Fantasma (PA)
The Baudelaires (PA)

Sábado – 14 de novembro
Pato Fu (MG)
Música Magneta – Dj Dolores, Pio Lobato e Mestre Vieira (PA/PE)
Comunidade Nin-Jitsu (RS)
Digital Dubs com BNegão e Ras Bernardo (RJ)
Pinduca (PA)
Marku Ribas (MG)
Milocovik (SP)
Johny Rockstar (PA)
Radiotape (MG)
Dharma Burns (PA)
Aeroplano (PA)
Domingo – 15 de novembro
Velhas Virgens (SP)
Stress (PA)
Matanza (RJ)
Delinquentes (PA)
Hablan Por La Espalda (URU)
AMP (PE)
Retrofoguetes (BA)
Inverso Falante (PA)
Sincera (PA)
Godzilla (AP)
Clube de Vanguarda Celestial (PA)
*Ordem inversa de apresentação
1ª Semana de Profissionalização da Música Paraense
De 11 a 17 de novembro o evento traz também uma série de workshops, palestras e debates com especialistas na área musical. A 1ª Semana de Profissionalização da Música Paraense vai contar com workshops que vão desde produção musical e gravação a registro e mixagem de shows ao vivo e trilha sonora para cinema.
Os workshops e locais da Semana serão divulgados pela Se Rasgum nos próximos dias junto com a programação completa no site do Festival (
www.serasgum.com.br).
Contatos Festival Se Rasgum – Coordenação de Comunicação
Rafael Guedes(91) 8853.6353 rafael@serasgum.com.br
Marcelo Damaso(91) 81446-9110




segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Alê - Cheia de música n'Alma

Alessandra, Alê, ou simplesmente Lê é uma mineira de Juiz de Fora que tem uma alma repleta de música, e de alta qualidade. Depois de ter morado alguns anos em Belém, acabou conhecendo características da cultura paraense. Agora ela voltou à cidade natal e desenvolve o projeto musical “Cantos e Contos”. Conheça mais sobre ela e sobre tudo mais, nessa entrevista exclusiva.
Alê (vermelho) se confraternizando com os participantes do "Cantos e Contos"
Quando você começou a se interessar por música? E percebeste que tinhas o dom de cantar?

Meus pais cantavam na década de 70, nos tradicionais festivais. Eu e meus irmãos crescemos escutando música popular brasileira, admirando, tomando gosto pela MPB. Sobre eu ter "o dom de cantar", acho que cantar com o coração, viver as canções no momento da interpretação, cantar como forma de expressar sentimentos, faz com que a pessoa emocione quem escuta. Não vejo como "ter dom". Acredito que todas as pessoas são capazes de cantar e emocionar quem escuta, se o fizer com a alma e o coração.



Você morou em Belém e teve contato com a música regional do Pará. O que você ira destacar?

Encantei-me muito pela cultura paraense em geral. O povo paraense vive a sua cultura de forma intensa e apaixonada e isso me impressionou e me emocionou muito! Sobre a música, especificamente, achei incrível ver que pessoas de todas as idades se animam e dançam juntos, quando o Brega começa a tocar! Vendo o povo dançar o Carimbó, eram claras influências de aspectos da natureza, como a semelhança com o movimento dos pássaros. Acho linda a música "Belém, Pará, Brasil" (Mosaico de Ravena), sempre ouço,sempre me emociono!
Conheci o Projeto Ver o Pop, estive presente no primeiro evento, e posso destacar que, através desse projeto, Belém mostra a diversidade cultural e criativa, que vai do Brega ao Rock! Lá se foram 10 anos desde o primeiro evento do Ver o Pop. Sinto-me orgulhosa por ter estado no primeiro evento que foi sucesso total!







Como surgiu a ideia de produzir o projeto "Cantos e contos". E como está sendo a repercussão?

Eu estava morando em Resende-RJ em 2008 e lá fui convidada a participar do Projeto Câmara Cultural, que envolvia música e outras manifestações culturais! Partindo do que vivenciei nesse projeto, idealizei algo semelhante para ser colocado em prática em Juiz de Fora. Convidei meu amigo, cantor e compositor Fernando Gaio para ser meu parceiro nesse projeto e juntos começamos a construir “Cantos e Contos”.
Em Juiz de Fora, não tão diferente de outras partes do país, a juventude tem se envolvido com ritmos e costumes que vão em direção à vulgarização do corpo, a falta de uma base cultural sólida e que possa ser deixada como herança de qualidade e valor. Muitos cantores e compositores brasileiros maravilhosos e extremamente importantes pra história da música, cultura, e que representaram inclusive influência para o crescimento e desenvolvimento político e social do país, são hoje desconhecidos pelos jovens.
Assim, “Cantos e Contos” nasceu da intenção de homenagear, através de música, poesia,teatro, nomes da música brasileira, de forma a estimular os jovens a conhecer cultura brasileira de qualidade, e levar aos antigos fãs momentos de lembrança, emoção e prazer!


Alê cantando e cheias de planos para as próximas edições do "Cantos e Contos"

E quais são os teus próximos projetos musicais?

“Cantos e Contos” homenageou Chico Buarque no mês de setembro, com participação de 18 artistas que se apresentaram de forma brilhante! Os eventos do Projeto são gratuitos ao público, e sem fins lucrativos. Ficamos muito entusiasmados com a repercussão desse show. Esperávamos começar de forma singela, realizamos o show em um pequeno bar da cidade, imaginamos algo discreto, o público nas mesas, e ficamos
impressionados, pois estiveram presentes mais de 100 pessoas, todos muito empolgados, emocionados.
O público jovem compareceu e tenho recebido e-mails de jovens demonstrando admiração pelo que lhes foi apresentado sobre Chico Buarque e demonstrando interesse em comparecer e participar dos próximos eventos. Por isso, pretendemos continuar colocando em prática o “Cantos e Contos”, contando cada vez com mais artistas envolvidos, e com um público cada vez mais interessado.
Os próximos nomes (sobre os quais estamos estudando a história de vida e as canções), para prováveis eventos são Cazuza, Milton Nascimento e Gonzaguinha.









quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Novo talento paraense no Design Gráfico

Adele Pickerell representa muito bem uma nova geração de talentos dentro do universo do design gráfico paraense. Ela é responsável do novo lay out do blog Ver-o-Pop.

Além disso, ela é fotógrafa e coordenadora de produção audiovisual e arte e design do Coletivo Megafônica. Entenda o que pensa Adele nessa entrevista especial.



Quando começaste a se interessar por design de sites, blogs, etc?

Na verdade, estou começando agora com o design de site, blogs, essas coisas. Comecei mesmo com o convite da equipe do Coletivo Megafônica para ser designer. Antes disso eu só lia sobre o assunto e fazia coisas para faculdade.
Quais e quem são as tuas influências?

Tenho muito influência da pop art: Roy Lichtenstein, Andy Warhol e Yayoi Kusama. Na fotografia, eu tenho muita influência do Luiz Braga, porque na verdade foi por causa dele que me apaixonei por essa arte. Ainda criança, pois meu pai e ele são amigos de infância, e eu costumava ir muito as exposições dele.
Quais são os teus projetos atuais em relação ao design gráfico?

Bom, como eu estou começando a caminhar nessa direção ainda, o meu foco é aprender mais, fazer cursos, procurar novas influências e tendências e crescer junto a Megafônica, que está me dando um gás a mais nisso. E também, estou começando a idealizar um projeto de fotografia também com Megafônica, que vai envolver exposições, workshops, etc. Integrando arte, fotografia e música.

E quais são os teus projetos pro futuro dentro do design gráfico?


Esse ano ainda quero entrar para equipe de desing do Fora do Eixo. Como eu disse antes, desenvolver mais o design voltado para Megafônica. E depois que me formar penso em fazer especialização em ilustração em SP.
Para conhecer os trabalhos de Adele Pickerell

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Pensar Enlouquece: Alexandre Inagaki



Alexandre Inagaki é jornalista e um dos grandes blogueiros do Brasil. Criador do Pensar Enlouquece (http://www.interney.net/blogs/inagaki/) e, atualmente, com o Pop Cabeça (http://mtv.uol.com.br/popcabeca/blog) dentro do portal da MTV Brasil; Alexandre reflete sobre assuntos ligados à cultura pop, mas de uma maneira bastante peculiar. Ele também foi um dos fundadores da Polvora Comunicação !, uma empresa de consultoria especializada em mídias sociais.


Nessa entrevista, ele conta sobre os trabalhos ligados à comunicação na internet, projetos e redes sociais.







Como e quando você percebeu que poderia não ser apenas um mero espectador da internet, percebendo a importância dos blogs e dos outras redes sociais?

Antes de redes sociais serem conhecidas por essa denominação, eu já publicava meus textos em sites pessoais feitos à base de meus conhecimentos parcos de HTML, em idos de 1997. Também participava de newsgroups, conhecendo novos autores e fazendo amizades, a ponto de criar um fanzine distribuído por email, o SpamZine, enviado exclusivamente para leitores previamente cadastrados, e que editei entre 1999 e 2002. Porém, com o advento dos blogs, ferramentas de publicação práticas e simples de utilizar, e-zines como o SpamZine e o CardosOnline deixaram de circular. Criei o meu blog pessoal, Pensar Enlouquece, Pense Nisso, em agosto de 2002, e prossegui fazendo novas amizades e contatos junto a leitores e outros blogueiros.
Diria, pois, que foi a partir da vontade de compartilhar minhas opiniões e coisas bacanas que encontrava Web afora que deixei de ser consumidor passivo para me tornar um dos muitos novos formadores de opinião na internet, aproveitando as possibilidades que a folha de papel em branco quase infinita da rede nos proporciona.

Dentro dessa perspectiva, qual é o futuro das redes sociais?

Tornarem-se cada vez mais relevantes, mudando irremediavelmente os velhos paradigmas nos quais espectadores limitavam-se a consumir conteúdos produzidos pela mídia tradicional. Nativos de internet não se satisfazem mais em meramente receber informações; querem influenciar, interagir, palpitar, divergir, produzir seus próprios conteúdos a partir de pautas que não mais dependem de editores dizendo o que deve ou não tornar-se notícia.
Vivemos tempos de transição permanente. A cada 15 minutos novas redes sociais e novos formadores de opinião surgem, estabelecendo outras conversações e pólos de interesse na rede. Em tempos nos quais todos nós somos capazes de influenciar a opinião de outras pessoas, e ao mesmo tempo sendo influenciadas por elas, as mídias sociais são, irrefutavelmente, a bola da vez.

Como surgiu a Polvora Comunicação! (http://www.polvoracomunicacao.com.br/)? E quais são os principais trabalhos que vocês desenvolvem?

Comecei a trabalhar com publicidade em 2006, graças justamente às minhas atividades como blogueiro. Fui convidado pelo dono de uma agência especializada em mídias sociais que, sabendo que eu conhecia muitos blogueiros e participava dos principais eventos ligados à área, me contratou para criar e gerenciar uma área especializada em blogs. Na época, era uma tendência ainda incipiente, mas que já se mostrava inevitável: a publicidade descobrindo a influência e a audiência cada vez maior de blogs no Brasil.
O fato é que um consultor em mídias sociais desenvolve projetos que integram diversas áreas da comunicação. Porque lida com produção de conteúdo (e vem daí a busca crescente por jornalistas, feito eu, capacitados para produzir, por exemplo, blogs corporativos e cobertura em real time de eventos como shows e premiações), relacionamentos (em trabalhos de PR 2.0, lidando com gerenciamento de crises, casting de hubs de internet para eventos e monitoramento online de marcas) e outras atividades que nem sempre um publicitário recém-saído da faculdade será capaz de gerenciar com a mesma desenvoltura de pessoas que há anos estão integrados com blogs e redes sociais.

E foi este o gênese da Blog Content, empresa criada com a união de nomes como eu, o Edney Souza, o Ian Black e o Gustavo Jreige, todos blogueiros que, após vivenciar experiências profissionais no mundo da publicidade e da comunicação corporativa, decidimos nos unir para criar uma consultoria capacitada para guiar empresas e agências de publicidade ao mundo das mídias sociais, por dominarmos a linguagem peculiar e específica da Web 2.0, muito distante dos press-releases e formatos publicitários do século passado.
A Blog Content fez depois uma joint-venture com a RMA Comunicação, dando origem à Polvora! Comunicação, agência de comunicação digital. Uma união fundamental para que criássemos processos e montássemos a estrutura necessária para desenvolver trabalhos ligados a criação de blogs corporativos, seeding de campanhas em social media, desenvolvimento de ferramentas de monitoramento online e apuração de resultados qualitativos e quantitativos, casting de hubs internet para eventos, diagnóstico, planejamento, criação e gestão de campanhas online, ministramento de workshops de mídias sociais e diversas outras demandas novas que surgem nestes novos tempos para a comunicação.

Quais são os teus próximos projetos?

Saí da sociedade da Polvora! Comunicação. Permanecendo trabalhando na Polvora! em projetos pontuais, mas agora faço consultorias para outras agências e empresas, gerenciando projetos de produção de conteúdo e campanhas publicitárias em mídias sociais. Além disso, mantenho o Pensar Enlouquece no iG, tenho o blog Pop Cabeça no portal MTV, sou consultor e tenho uma coluna semanal no site Yahoo! Posts, escrevo uma coluna mensal para a revista Pix e pretendo, quando encontrar uma brecha de tempo, desenvolver novos projetos ligados à criação de portais de blogs como o InterNey Blogs.

sábado, 10 de outubro de 2009

ESPECIAL: FERNANDA TAKAI




Fernanda Takai dispensa apresentações. Mas ela acaba de lançar o CD solo ("Luz Negra"), que está obtendo boa repercussão com o público e também com a crítica especializada.


Entre os pontos fortes da vocalista da banda Pato Fu estão o talento, a simplicidade e também o conhecimento sobre a música paraense. "Suzana Flag é o nome de banda que me vem à cabeça e também o La Pupuña. Mestres da Guitarrada. Além dos artistas que tem mais tempo de carreira como Mestre Pinduca, Leila Pinheiro, Chimbinha, Fafá e outros que sempre que vejo me chamam atenção como o Wanderley Andrade".


Além disso, o público daqui terá o prazer de assistir mais uma apresentação da banda durante a quarta edição do festival Se Rasgum (www.serasgum.com.br), que acontecerá nos dias 13, 14 e 15 de novembro. A banda Pato Fu também é formada por: John Ulhoa (guitarra), Ricardo Koctus (baixo), Xande Tamiethi (bateria) e Lulu Camargo (teclado).


Pato Fu (internet): www.patofu.com.br




Como você analisa o cenário da música independente nacional?
Assim como no mainstream, há coisas ótimas e outras nem tanto.Estar de um lado ou de outro não é sinal de qualidade ou da falta dela.O que acho bom da cena independente de hoje é que ela está maisorganizada, com um calendário de festivais e ainda tem a internet como aliada.Acho que o Pato Fu já esteve nos dois mundos e sabe a importância de fazerum trabalho consistente, construir uma base de fãs, cuidar da interface com o público,imprensa e assim se sustentar por todos esses anos. A cena independente tem nessafidelização um pilar importante.



O que você poderia destacar na música paraense?
Suzana Flag é o nome de banda que me vem à cabeça e também o La Pupuña. Mestres da Guitarrada...além dos artistas que tem mais tempo de carreira como Mestre Pinduca, Leila Pinheiro,Chimbinha, Fafá e outros que sempre que vejo me chamam atenção como o Wanderley Andrade.



Fernanda Takai cantando "Sinhá Pureza"

Como está a repercussão do seu novo trabalho solo?

Tem sido muito boa! Conseguimos vender muitos CDs e DVDs numa época muito difícil. A minha maior motivação foi o lançamento do DVD, queria registrar a turnê de um jeito bastante peculiar. O CD ao vivo veio à reboque, realmente prefiro os de estúdio.

clipe da música "Uh Uh Uh, La La La, Ié Ié!"

Como está o processo de composição do novo CD do Pato Fu?

Estamos só esperando a reforma do nosso estúdio ficar pronta pra poder começar a trabalhar nas canções.Não posso revelar muito. Mas vai ser algo muito bacana, que nunca fizemos antes.

E a expectativa de se apresentar na 4ª edição do festival Se Rasgum?

Fiquei muito feliz com a notícia da confirmação desse show! Faz tanto tempo que tocamos em Belém. Pode ter certeza que o Pato Fu quer fazer uma apresentação muito especial pra esse público que nos acompanha de longe, mas com tanto carinho, anos após ano.

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

NORMAN BATES ATACA NOVAMENTE

NORMAN BATES
Sábado dia 10 de Outubro no Café com Arte !!!
Participações Especiais:
Daniel (Sincera)
Bruno B.O (Alma Livre)
Joel Melo (Suzana Flag)
Antonio Novaes (A Euterpia)
Na Pista:
Beto Fares (Balanço do Rock)
Eddie (AfrikaBrasil)
Alex Pinheiro (AfrikaBrasil)
Sidney Filho (Ver-o-Pop, Rock Pará e Coletivo Megafônica)
Renato PurKhiser (Radio Trash)
Beto Figueiredo (Café com Arte)
Exposição de pinturas de Paulo Ponte Souza
R$15,00 na hora
Mande seu nome para pagar R$10,00.
ukaukaprodutora@yahoo.com.br
Informações: (91) 96141005



quinta-feira, 8 de outubro de 2009

HOJE É DIA DE CASARÃO LIVE


Uma noite diferente em Belém, expondo ao público o que algumas bandas autorais da cena Paraense criam e produzem, muito experimentalismo, atitude e qualidade sonora.
O Casarão Live teve início no final de 2008, para expor, a quem se interessa por boa novidade, o que é criado dentro do Casarão Cultural Floresta Sonora. Fazendo o que acreditam e se doando a isso, os artistas e produtores deste coletivo criaram uma opção na noite de Belém. Soma-se a isso alguns importantes parceiros convidados, além da música, exposição de fotos, DJ’s e VJ”s mostrando arte e qualidade.

Inúmeras bandas e artistas já se apresentaram, e nessa próxima edição dia 08/10/2009; presenças muito especiais das bandas Juca Culatra e Power Trio, MaryJesus, The BaudelaireS e Jungle Band. Dj’s Pro EFX e Bernardo Pinheiro.

Juca Culatra e Power Trio: Reggae`n roll, dub, psicodélico com vocais beneditinos, é issso mesmo só vendo para ter uma idéia do resultado desse experimentalismo todo, mas é bom! banda que ficou em primeiro lugar na seletiva para o Festival Se Rasgum (eleito entre os cinco melhores festivais do Brasil, revista Bravo) e que recentemente chegou de uma turnê pelo Nordeste, onde muita coisa boa rolou.

MARYJESUS, "Rock Alternativo" com influência de música eletrônica. A banda surgiu em setembro de 2006, iniciativa de dois músicos, e ainda integrantes, Gileno Vaz (vocal) e Rafael Hiraoka (guitarra). Hoje conta também, Raphael Vaz (baixo) , Sandro Herrique (piano e sintetizador) e Ricardo Dib Taxi (guitarra). As músicas podem ser escutadas no site www.mysapce.com/maryjesusband ensaio para o primeiro álbum, "A heart in a broken stone", que será lançado em julho de 1010.

The BaudelaireS,‏ Amigos atrás de novas experiencias musicais pra revolucionar suas carreiras...,formam este projeto que busca resgatar a beleza das harmonias de vocais dos anos 60 com a pegada rock’n roll atual somado a experiência que cada membro traz na bagagem...após um período de composições e ensaios eles lançam seu primeiro álbum....conheça e viaje!!

Jungle Band, representa uma mistura de referências. Vivem no meio da floresta, onde a diversidade e harmonia caminham juntas. Essas influências se transformam em som (jazz, rock, dub, grooves), que criam um estranho magnetismo sonoro, ao ponto de querer ouvir mais. A partir de Belém do Pará, os quatro "Jungle Men" são portáteis para conseguir um espaço no seu ipod e alterados o suficiente para não sair da sua cabeça.


Uma produção do “Casarão Cultural Floresta Sonora”, núcleo de produção e convergência artística que fica situado no centro comercial de Belém, fazendo sua parte e contribuindo a evolução cultural de todos os povos da floresta.


Serviço:
Data: 08/10/2009
Local: Café com Arte ( Trav. Rui Barbosa Esq. Com Av. Brás de Aguiar);
Hora: 22h
Investimento: R$ 10,00

Contato:
Manuel Cardoso; Juca Culatra; Léo Chermont
florestasonora@hotmail.com
http://www.myspace.com/casaraoculturalfloresta
55 91 32122462
55 91 84127262

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

BREGA S/A É PUNK E ENTREVISTA COM O ALUCINADO MADERITO




É isso mesmo !!! Podem me chamar de maluco, mas é verdade. O documentário BREGA S/A, dirigido por Vladimir Cunha e Gustavo Godinho e lançado pela Greenvision Films, mostra como pessoas, que estavam vivendo no nível da miséria e com várias dificuldades, conseguiram ultrapassar os limites da crise econômica mundial criando um mercado promissor, o do Tecnobrega.


Um dos momentos marcantes do documentário acontece quando o DJ Maluquinho explica como adotou o Tecnobrega como meio de vida. "Eu me vi completamente sem condições de sobreviver e entrei contato com os DJs, e comecei a me apresentar. Atualmente, estou bem melhor".


Esse é apenas uns dos detalhes do documentário, outro ponto interessante é a importância do comércio informal, ou melhor, dos camelôs. A pirataria é colocada sem qualquer tipo de hipocrisia. Para frisar esse detalhe, uma das cenas que registra isso é o balé das gavetas das CPUs abrindo e fechando.

Assista, ou melhor, faça o download agora e entenda o que estou dizendo: http://www.greenvision.com.br/. No máximo até sexta-feira o Brega S/A estará disponível para download em http://www.greenvision.com.br/ junto com o filme As Filhas da Chiquita.

--------------------------------------------------------------------------------

Entrevista com o Alucinado Maderito






Um dos grandes representantes do eletromelody é o Alucinado Maderito. Com 27 anos de idade, Marcos Nunes conseguiu e consegue ultrapassar as barreiras do preconceito musical e está disposto a gravar com os músicos dos mais variados estilos. Entre os projetos dele está o lançamento do projeto "Tropa do Eletro", com o DJ David Sample.


Como foi o teu primeiro contato com a música?

Eu nunca tive o prazer de tocar um instrumento. Mas graças a Deus, eu consigo perceber o que está certo ou errado numa música, de qualquer estilo. E como pode ficar melhor.


Como começou a tua carreira musical?

Eu comecei em 2001, através de um convite do meu tio, Tonny Brasil, para participar da banda Bundas. Mas antes disso, já tinha sido roadie da Açaí Machine e trabalhei na feira da Cremação.


Quantas apresentações tu consegues fazer num final de semana? E como é o teu processo de composição de um eletromelody?


Eu chego a fazer três apresentações num final de semana. Em relação, as composições, acontece da seguinte forma: as equipes entram em contato comigo, me dão um tema, e faço a música em 25 minutos.






Como está sendo a repercussão do documentário BREGA S/A para a tua carreira?


Sinceramente, excelente, porque se tornou o meu cartão de visitas. Cheguei até dar uma entrevista para a Folha de São Paulo. E estão surgindo muito legais, entre eles para apresentações fora do Brasil, como por exemplo, para a Espanha e também para Guatemala.




Com quais artistas você gostaria de se apresentar ou de fazer algumas músicas?


O meu maior desejo é gravar com esses três artistas: Ivete Sangalo, Marcelo D2 e Seu Jorge.




CONTATOS:

(91) 8120-9062, 8144 7575 ou 8842-8267 (Maderito, o Alucinado)

email: maderitoalucinado@hotmail.com

DJ David Sample: (91) 8110-1163

terça-feira, 6 de outubro de 2009

GABRIEL THOMAZ: RÁPIDO NO GATILHO

Foto: Marco Chaparro
Se eu alguém me perguntasse: "Quem é o cara mais rocker da música independente nacional, na atualidade?" Eu afirmaria sem titubear: "Gabriel Thomaz, dos Autoramas. Nessa entrevista, ele foi completamente rápido no gatilho e direto. Entenda o que estou dizendo. Além dele, a banda é formada por Bacalhau (bateria) e Flávia Curi (baixo).



Gabriel Thomaz em ação

Autoramas no SESC Pompéia - 2009



Quais são os próximos da banda Autoramas?
Acabamos de gravar um CD e DVD q vai estar sendo chamado de "MTV Apresenta Autoramas Desplugado". Sai em Novembro.

O que você poderia destacar dentro da realidade da música independente nacional?
No futuro os livros se referirão à essa época como o início da Era da Música Independente.

O que você acha de interessante na música independente do Pará?
Tudo!!!!!!! Quero voltar praí logo!

A banda Autoramas já se apresentou aqui em Belém algumas vezes. Qual é a sua opinião sobre o público daqui?
Sensacional, especialmente a galera que estava nos dois últimos shows que fizemos em menos de dez dias de um pro outro, no Se Rasgum e no Círio. Quero voltar logo praí!

AUTORAMAS: http://autoramas.uol.com.br/

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

NORMAN BATES EM GRANDE ESTILO

NORMAN BATES

Sábado dia 10 de Outubro no Café com Arte !!!

Participações Especiais:

Daniel (Sincera)

Bruno B.O (Alma Livre)

Joel Melo (Suzana Flag)

Antonio Novaes (A Euterpia)

Na Pista:

Beto Fares (Balanço do Rock)

Eddie (AfrikaBrasil)

Alex Pinheiro (AfrikaBrasil)

Sidney Filho (Ver-o-Pop e Coletivo Megafônica)

Renato PurKhiser (Radio Trash)

Beto Figueiredo (Café com Arte)

Exposição de pinturas de Paulo Ponte Souza

R$15,00 na hora

Mande seu nome para pagar R$10,00.

ukaukaprodutora@yahoo.com.br

Informações: (91) 96141005

domingo, 4 de outubro de 2009

UM TRIBUTO DELINQUENTE - O GRANDE ÍCONE DO ROCK PARAENSE




Durante o lançamento do "Um Tributo Delinquente", no estúdio Edgar Proença, que faz parte da Fundação de Telecomunicações do Pará (Funtelpa), numa tarde de sábado bastante quente, ficou, extremamente claro, a importância da banda Delinquentes para as várias gerações do Rock Paraense.


Todas as pessoas que estavam presentes, de alguma maneira (em pessoa, pela internet, ouvindo ou vendo pela TV Cultura), puderam entender o por quê de tantas emoções.






Pois se atualmente não é fácil montar e/ou desenvolver o trabalho de uma banda, imaginem há 24 anos. Essa vontade do grande Jayme José Ferreira Pontes Neto, ou melhor, Jayme Catarro, acabou sendo transmitida para músicos, jornalistas, produtores; na verdade, para todos que fazem parte dessa cadeia produtiva.
Como já disse outro ícone do Rock Paraense, Beto Fares (apresentador do programa Balanço do Rock há 19 anos) "parece que o Jayme está em todos os lugares, ao mesmo tempo". Isso demonstra a preocupação de um grande cara, que, sobretudo, conhece e acredita muito bem na vitória de todos.



Um dos momentos mais marcantes dessa celebração foi a participação emocionada, via telefone, da Sammliz (vocalista da banda Madame Saatan), direto de São Paulo, que conseguiu demonstrar esse sentimento, que une a todas as pessoas que têm esse desejo de dividir o talento dos músicos paraenses com o restante dos brasileiros.


Tributo - Faixa a Faixa (o CD inteiro pode ser baixado no blog
1 - "Planeta dos Macacos" (Suzana Flag) - A primeira faixa do tributo já revela a importância dele para a cultura paraense. Os músicos da banda Suzana Flag recriaram esse petardo do hardcore paraense e mostraram o quanto a música dos Delinquentes está presente nos mais variados estilos. Ficou completamente radiofônica e com extrema qualidade nos arranjos.
2 - "Delinquentes" (Pro-Efx e Bruno B.O.) - Essa música é considerada por muitos como o Hino da banda Delinquentes. Pro Efx e Bruno B.O. desmembraram e remontaram todos os elementos. Tornando-a visceral com batidas eletrônicas, no melhor, estilo Ragga da Pesada.
3 - "Gueto" (DHD) - CACETADA (isso mesmo com todas as letras maiúsculas). A banda DHD conseguiu e acertou num arranjo violento. Depois de ouvir essa versão a vontade é de sair quebrando tudo. Mas além disso, eles entenderam e retransmitiram a mensagem de uma das letras mais diretas sobre as mazelas sociais da cidade de Belém, ou de qualquer grande cidade em desenvolvimento.
4 - "O Viciado" (Turbo) - ROCKÃO DE PRIMEIRA. Riffs na cara do ouvinte e interpretação contundente do grande Camillo Royale. É para escutar e sair cantando logo depois; ou no mínimo sair assobiando. Sem contar que a vontade que dá e colocar o volume no talo.
5 - "Vaga Mundo" (Sincera) - Nessa música, que foi composta por outro grande representante do Rock Paraense, Sandrão (ex-baixista da banda Delinquentes), os músicos da Sincera surpreendem, logo na primeira escutada. Pois é inacreditável como um estilo pesado e rápido como Hardcore consegue agregar elementos como o Jazz, através do trompete de Daniel de La Touche. Além disso, é vibrante a porrada sonora da Sincera.
6 - "L'uomo Delinquente" (Massa Grossa) - Músicos geniais paraenses (Pio Lobato - guitarra, Vovô - bateria, Príamo Brandão - baixo e Iva Rothe nos vocais) fizeram uma interpretação arrepiante. É sensação de tensão na voz de Iva Rothe causa calafrios. SENSACIONAL.
7 - "Um belo dia pra morrer" (Aeroplano) - O trabalho noise-guitar (Diego Fadul e Eric Alvarenga), a cozinha segurando tudo (Bruno - baixo e Felipe na bateria), e a voz de Eric relevam todos os meandros de outra letra marcante na carreira da banda Delinquentes. Parece que conseguimos visualizar a vontade de alguém perto de algo que pode mudar a vida.
8 - "Cicatrizes da Guerra" (Coisa de Ninguém) - Hardcore, xaxado, baião e outros elementos inacreditáveis. A recriação dessa música é chapante. Ouça com bastante atenção e perceba o quanto é possível fazer dentro do universo do Hardcore.
9 - "Fábrica" (ION) - Toda a frieza da música industrial. Gritos de ordem. Porrada. Bateria na velocidade máxima. Beats noiantes. Vocalizações típicas de um filme de terror.
10 - "Utopia Milenar" (Ana Clara Matos) - Para quem que já tinha ouvido de tudo nesse tributo, percebe que ainda não tinha escutado nada. Um encontro do Samba e do Hardcore. A voz doce de Ana Clara Matos é tão suave e está muito bem misturada com os acordes executados e presentes no violão de Jack Nilson (guitarrista e um dos vocalistas da banda Stereoscope).
11 - "Ídolos Mortos" (Madame Saatan) - Para fechar o tributo com chave de ouro, vem a banda Madame Saatan. Riffs rasgantes (ED Guerreiro), uma cozinha talentosa (Ícaro Suzuki - baixo e Ivan Vanzar - bateria) e a voz e interpretação sempre surpreendente de Sammliz: são os elementos dessa versão, de outro grande Hino dos Delinquentes.


P.S.: OUÇA TODAS AS VERSÕES NO TALO




Making off do Tributo