terça-feira, 13 de outubro de 2009

Pensar Enlouquece: Alexandre Inagaki



Alexandre Inagaki é jornalista e um dos grandes blogueiros do Brasil. Criador do Pensar Enlouquece (http://www.interney.net/blogs/inagaki/) e, atualmente, com o Pop Cabeça (http://mtv.uol.com.br/popcabeca/blog) dentro do portal da MTV Brasil; Alexandre reflete sobre assuntos ligados à cultura pop, mas de uma maneira bastante peculiar. Ele também foi um dos fundadores da Polvora Comunicação !, uma empresa de consultoria especializada em mídias sociais.


Nessa entrevista, ele conta sobre os trabalhos ligados à comunicação na internet, projetos e redes sociais.







Como e quando você percebeu que poderia não ser apenas um mero espectador da internet, percebendo a importância dos blogs e dos outras redes sociais?

Antes de redes sociais serem conhecidas por essa denominação, eu já publicava meus textos em sites pessoais feitos à base de meus conhecimentos parcos de HTML, em idos de 1997. Também participava de newsgroups, conhecendo novos autores e fazendo amizades, a ponto de criar um fanzine distribuído por email, o SpamZine, enviado exclusivamente para leitores previamente cadastrados, e que editei entre 1999 e 2002. Porém, com o advento dos blogs, ferramentas de publicação práticas e simples de utilizar, e-zines como o SpamZine e o CardosOnline deixaram de circular. Criei o meu blog pessoal, Pensar Enlouquece, Pense Nisso, em agosto de 2002, e prossegui fazendo novas amizades e contatos junto a leitores e outros blogueiros.
Diria, pois, que foi a partir da vontade de compartilhar minhas opiniões e coisas bacanas que encontrava Web afora que deixei de ser consumidor passivo para me tornar um dos muitos novos formadores de opinião na internet, aproveitando as possibilidades que a folha de papel em branco quase infinita da rede nos proporciona.

Dentro dessa perspectiva, qual é o futuro das redes sociais?

Tornarem-se cada vez mais relevantes, mudando irremediavelmente os velhos paradigmas nos quais espectadores limitavam-se a consumir conteúdos produzidos pela mídia tradicional. Nativos de internet não se satisfazem mais em meramente receber informações; querem influenciar, interagir, palpitar, divergir, produzir seus próprios conteúdos a partir de pautas que não mais dependem de editores dizendo o que deve ou não tornar-se notícia.
Vivemos tempos de transição permanente. A cada 15 minutos novas redes sociais e novos formadores de opinião surgem, estabelecendo outras conversações e pólos de interesse na rede. Em tempos nos quais todos nós somos capazes de influenciar a opinião de outras pessoas, e ao mesmo tempo sendo influenciadas por elas, as mídias sociais são, irrefutavelmente, a bola da vez.

Como surgiu a Polvora Comunicação! (http://www.polvoracomunicacao.com.br/)? E quais são os principais trabalhos que vocês desenvolvem?

Comecei a trabalhar com publicidade em 2006, graças justamente às minhas atividades como blogueiro. Fui convidado pelo dono de uma agência especializada em mídias sociais que, sabendo que eu conhecia muitos blogueiros e participava dos principais eventos ligados à área, me contratou para criar e gerenciar uma área especializada em blogs. Na época, era uma tendência ainda incipiente, mas que já se mostrava inevitável: a publicidade descobrindo a influência e a audiência cada vez maior de blogs no Brasil.
O fato é que um consultor em mídias sociais desenvolve projetos que integram diversas áreas da comunicação. Porque lida com produção de conteúdo (e vem daí a busca crescente por jornalistas, feito eu, capacitados para produzir, por exemplo, blogs corporativos e cobertura em real time de eventos como shows e premiações), relacionamentos (em trabalhos de PR 2.0, lidando com gerenciamento de crises, casting de hubs de internet para eventos e monitoramento online de marcas) e outras atividades que nem sempre um publicitário recém-saído da faculdade será capaz de gerenciar com a mesma desenvoltura de pessoas que há anos estão integrados com blogs e redes sociais.

E foi este o gênese da Blog Content, empresa criada com a união de nomes como eu, o Edney Souza, o Ian Black e o Gustavo Jreige, todos blogueiros que, após vivenciar experiências profissionais no mundo da publicidade e da comunicação corporativa, decidimos nos unir para criar uma consultoria capacitada para guiar empresas e agências de publicidade ao mundo das mídias sociais, por dominarmos a linguagem peculiar e específica da Web 2.0, muito distante dos press-releases e formatos publicitários do século passado.
A Blog Content fez depois uma joint-venture com a RMA Comunicação, dando origem à Polvora! Comunicação, agência de comunicação digital. Uma união fundamental para que criássemos processos e montássemos a estrutura necessária para desenvolver trabalhos ligados a criação de blogs corporativos, seeding de campanhas em social media, desenvolvimento de ferramentas de monitoramento online e apuração de resultados qualitativos e quantitativos, casting de hubs internet para eventos, diagnóstico, planejamento, criação e gestão de campanhas online, ministramento de workshops de mídias sociais e diversas outras demandas novas que surgem nestes novos tempos para a comunicação.

Quais são os teus próximos projetos?

Saí da sociedade da Polvora! Comunicação. Permanecendo trabalhando na Polvora! em projetos pontuais, mas agora faço consultorias para outras agências e empresas, gerenciando projetos de produção de conteúdo e campanhas publicitárias em mídias sociais. Além disso, mantenho o Pensar Enlouquece no iG, tenho o blog Pop Cabeça no portal MTV, sou consultor e tenho uma coluna semanal no site Yahoo! Posts, escrevo uma coluna mensal para a revista Pix e pretendo, quando encontrar uma brecha de tempo, desenvolver novos projetos ligados à criação de portais de blogs como o InterNey Blogs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário