quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Programação oficial da 4ª edição do Festival Se Rasgum

Nação Zumbi um dos shows mais aguardados


http://www.serasgum.com.br/ (texto de divulgação)


Acompanhando a diversidade da música contemporânea e investindo cada vez mais nesse formato, o Festival Se Rasgum apresenta em sua quarta edição nomes que revelam um Brasil de um pop mais abrangente e de estilos expressivos, indo do dub ao carimbó, do rock ao hip hop, do brega ao metal e da guitarrada à surf music. Em mais de 20 horas de shows em três palcos, o Festival apresenta 40 atrações locais, nacionais e uma internacional, tendo a diversidade como proposta e apostando no tradicional, no original e no novo. O Festival Se Rasgum integra o Conexão Vivo – iniciativa da Vivo voltada ao desenvolvimento do setor musical brasileiro – e é filiado à Abrafin – Associação Brasileira de Festivais Independentes.
Nos dias 13, 14 e 15 de novembro, Belém recebe, no African Bar, shows de 17 atrações nacionais, como Nação Zumbi (PE), Pato Fu (MG), Velhas Virgens (SP), Matanza (RJ), DJ Dolores (PE), Digital Dubs com B Negão e Ras Bernardo (RJ), Bonde do Rolê (PR) e Cérebro Eletrônico (SP), além da uruguaia Hablan por la Espalda e de grandes nomes da música paraense e de representantes da nova safra local. Rompendo barreiras entre ritmos, o evento estabelece uma conexão definitiva do Pará com o Brasil ao mesmo tempo em que apresenta e valoriza a música produzida no estado. A programação completa e os horários estarão disponíveis no site do Festival – www.serasgum.com.br.
O Festival também traz aos artistas paraenses uma intensa programação de workshops, palestras e mesas de debate visando ao crescimento e capacitação da cadeia produtiva da música paraense. Através da 1ª Semana de Profissionalização da Música Paraense, os artistas terão acesso a ferramentas do processo que envolve essa cadeia, desde a gravação do disco, trilhas sonoras para cinema, mixagens, produção musical e gravação a debates sobre a indústria fonográfica, sobre o papel das rádios públicas e consolidação dos circuitos regionais. Além disso, o evento possuirá espaços para trocas de experiências, reuniões e intercâmbio entre produtores, músicos e demais profissionais locais e nacionais.


O Pop perfeito do Pato Fu


O projeto da 1ª Semana de Profissionalização da Música Paraense foi aprovado pela Lei Semear, com apoio do Governo do Estado do Pará, e também integra o Conexão Vivo.
Atrações - De Pernambuco vem o peso dos maracatus da Nação Zumbi, fundadora do movimento Manguebeat e uma das maiores bandas brasileiras dos últimos 20 anos. De Minas Gerais, o som inventivo do Pato Fu, banda que ajudou a diluir a fronteira entre o rock e o pop brasileiro. Os cariocas do Matanza trazem sua habitual pancadaria sonora e os paulistas do Velhas Virgens fazem seu primeiro e tão aguardado show em Belém, onde tem público cativo, que acompanha seu blues debochado e sabe a letra de todos os seus hits.
De Belém, a primeira banda de heavy metal do Brasil, Stress, faz um revival de sua trajetória como uma das bandas mais importantes da história do rock brasileiro. A consagrada banda de hardcore Delinqüentes faz sua quarta apresentação no Festival Se Rasgum, enquanto Pinduca traz seu carimbó pop e moderno para os palcos do evento e a banda Tecnoshow apresenta o melhor do tecnobrega paraense.
Durante três dias de Festival, Belém vai receber bandas de todos os cantos do país e apresentar para diversos veículos nacionais de imprensa presentes ao evento o melhor da música paraense. Além destas atrações locais, estão confirmadas para o Se Rasgum as bandas paraenses Pro.eFX, Clube de Vanguarda Celestial, Juca Culatra & Power Trio, Sincera, Inverso Falante, Johny Rockstar, Dharma Burns, The Baudelaires, Johny Rockstar, Ataque Fantasma, Aeroplano e Trio Manari. No espaço Laboratório, bandas, DJs nacionais e locais mostram ao público a cara experimental da música paraense e o novo som produzido no estado.
Em suas três edições anteriores, o Festival Se Rasgum já trouxe a Belém 45 bandas nacionais e duas internacionais, além de dar espaço a 69 apresentações de bandas paraenses, sendo considerado pela crítica especializada um dos cinco melhores festivais de música do Brasil.
Estrutura - O Festival é realizado em dois palcos, onde as atrações se revezam em shows seqüenciados e sem intervalos. Um terceiro palco, armado no espaço Laboratório, apresenta trabalhos experimentais, DJs e apostas em novos talentos. Completam a estrutura do evento os espaços da feira de moda do coletivo Caixa de Criadores, piercing & tatoo, half pipe, ações de grafitagem e stêncil, praça de alimentação e o novíssimo Ecolounge.
Este ano, o evento amplia suas ações de sustentabilidade estabelecendo um programa para neutralização do carbono e busca de fornecedores sustentáveis que exerçam responsabilidade ambiental, além de promover a educação ambiental de equipes envolvidas diretamente na produção do evento.
Conexão Vivo – Dezenas de projetos musicais de todo o país fazem parte do Programa Conexão Vivo, que reúne shows, festivais independentes, gravação de CDs e DVDs, produção de videoclipes, programas de rádio, oficinas e seminários que compõem uma rede nacional e permanente de atividades culturais envolvendo artistas, gestores e produtores culturais, iniciativas públicas e privadas.
O Conexão Vivo realiza ao longo do ano um circuito próprio de eventos onde toda essa diversidade de ações acontece conjuntamente. Além disso, o programa também está presente em muitas das mais importantes iniciativas da cena musical brasileira, seja com o patrocínio de projetos ou parcerias artísticas em eventos de destaque no calendário nacional, como acontece agora com oSe Rasgum e outros festivais independentes como o Jambolada, Arte na Praça, Primeiro Campeonato de Surf Music e 53 HC (Minas Gerais), Omelete Marginal (Espírito Santo) e Coquetel Molotov (Pernambuco).
A construção e articulação de redes culturais nacionais, em diferentes segmentos artísticos, é o foco da Política Cultura da Vivo, que tem no Conexão Vivo uma de suas principais iniciativas. Detalhes sobre as outras linhas de atuação e sobre as formas de participação nos Programas Culturais Vivo estão disponíveis no
www.vivo.com.br/cultura. E para saber mais sobre o Conexão Vivo, acesse o portal www.conexaovivo.com.br.

A sacangem roqueira da banda Velhas Virgens


Confira a escalação do 4º Festival Se Rasgum*:
Sexta – 13 de novembro
Nação Zumbi (PE)
Tecnoshow (PA)
Bonde do Rolê (PR)
Gork (SP)
Juca Culatra & Power Trio (PA)
Pro.eFX c/ Arcanjo Ras (PA/SP)
Dead Lovers Twisted Hearts (BH)
Cérebro Eletrônico (SP)
Trio Manari (PA)
Ataque Fantasma (PA)
The Baudelaires (PA)

Sábado – 14 de novembro
Pato Fu (MG)
Música Magneta – Dj Dolores, Pio Lobato e Mestre Vieira (PA/PE)
Comunidade Nin-Jitsu (RS)
Digital Dubs com BNegão e Ras Bernardo (RJ)
Pinduca (PA)
Marku Ribas (MG)
Milocovik (SP)
Johny Rockstar (PA)
Radiotape (MG)
Dharma Burns (PA)
Aeroplano (PA)
Domingo – 15 de novembro
Velhas Virgens (SP)
Stress (PA)
Matanza (RJ)
Delinquentes (PA)
Hablan Por La Espalda (URU)
AMP (PE)
Retrofoguetes (BA)
Inverso Falante (PA)
Sincera (PA)
Godzilla (AP)
Clube de Vanguarda Celestial (PA)
*Ordem inversa de apresentação
1ª Semana de Profissionalização da Música Paraense
De 11 a 17 de novembro o evento traz também uma série de workshops, palestras e debates com especialistas na área musical. A 1ª Semana de Profissionalização da Música Paraense vai contar com workshops que vão desde produção musical e gravação a registro e mixagem de shows ao vivo e trilha sonora para cinema.
Os workshops e locais da Semana serão divulgados pela Se Rasgum nos próximos dias junto com a programação completa no site do Festival (
www.serasgum.com.br).
Contatos Festival Se Rasgum – Coordenação de Comunicação
Rafael Guedes(91) 8853.6353 rafael@serasgum.com.br
Marcelo Damaso(91) 81446-9110




Nenhum comentário:

Postar um comentário