segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Alê - Cheia de música n'Alma

Alessandra, Alê, ou simplesmente Lê é uma mineira de Juiz de Fora que tem uma alma repleta de música, e de alta qualidade. Depois de ter morado alguns anos em Belém, acabou conhecendo características da cultura paraense. Agora ela voltou à cidade natal e desenvolve o projeto musical “Cantos e Contos”. Conheça mais sobre ela e sobre tudo mais, nessa entrevista exclusiva.
Alê (vermelho) se confraternizando com os participantes do "Cantos e Contos"
Quando você começou a se interessar por música? E percebeste que tinhas o dom de cantar?

Meus pais cantavam na década de 70, nos tradicionais festivais. Eu e meus irmãos crescemos escutando música popular brasileira, admirando, tomando gosto pela MPB. Sobre eu ter "o dom de cantar", acho que cantar com o coração, viver as canções no momento da interpretação, cantar como forma de expressar sentimentos, faz com que a pessoa emocione quem escuta. Não vejo como "ter dom". Acredito que todas as pessoas são capazes de cantar e emocionar quem escuta, se o fizer com a alma e o coração.



Você morou em Belém e teve contato com a música regional do Pará. O que você ira destacar?

Encantei-me muito pela cultura paraense em geral. O povo paraense vive a sua cultura de forma intensa e apaixonada e isso me impressionou e me emocionou muito! Sobre a música, especificamente, achei incrível ver que pessoas de todas as idades se animam e dançam juntos, quando o Brega começa a tocar! Vendo o povo dançar o Carimbó, eram claras influências de aspectos da natureza, como a semelhança com o movimento dos pássaros. Acho linda a música "Belém, Pará, Brasil" (Mosaico de Ravena), sempre ouço,sempre me emociono!
Conheci o Projeto Ver o Pop, estive presente no primeiro evento, e posso destacar que, através desse projeto, Belém mostra a diversidade cultural e criativa, que vai do Brega ao Rock! Lá se foram 10 anos desde o primeiro evento do Ver o Pop. Sinto-me orgulhosa por ter estado no primeiro evento que foi sucesso total!







Como surgiu a ideia de produzir o projeto "Cantos e contos". E como está sendo a repercussão?

Eu estava morando em Resende-RJ em 2008 e lá fui convidada a participar do Projeto Câmara Cultural, que envolvia música e outras manifestações culturais! Partindo do que vivenciei nesse projeto, idealizei algo semelhante para ser colocado em prática em Juiz de Fora. Convidei meu amigo, cantor e compositor Fernando Gaio para ser meu parceiro nesse projeto e juntos começamos a construir “Cantos e Contos”.
Em Juiz de Fora, não tão diferente de outras partes do país, a juventude tem se envolvido com ritmos e costumes que vão em direção à vulgarização do corpo, a falta de uma base cultural sólida e que possa ser deixada como herança de qualidade e valor. Muitos cantores e compositores brasileiros maravilhosos e extremamente importantes pra história da música, cultura, e que representaram inclusive influência para o crescimento e desenvolvimento político e social do país, são hoje desconhecidos pelos jovens.
Assim, “Cantos e Contos” nasceu da intenção de homenagear, através de música, poesia,teatro, nomes da música brasileira, de forma a estimular os jovens a conhecer cultura brasileira de qualidade, e levar aos antigos fãs momentos de lembrança, emoção e prazer!


Alê cantando e cheias de planos para as próximas edições do "Cantos e Contos"

E quais são os teus próximos projetos musicais?

“Cantos e Contos” homenageou Chico Buarque no mês de setembro, com participação de 18 artistas que se apresentaram de forma brilhante! Os eventos do Projeto são gratuitos ao público, e sem fins lucrativos. Ficamos muito entusiasmados com a repercussão desse show. Esperávamos começar de forma singela, realizamos o show em um pequeno bar da cidade, imaginamos algo discreto, o público nas mesas, e ficamos
impressionados, pois estiveram presentes mais de 100 pessoas, todos muito empolgados, emocionados.
O público jovem compareceu e tenho recebido e-mails de jovens demonstrando admiração pelo que lhes foi apresentado sobre Chico Buarque e demonstrando interesse em comparecer e participar dos próximos eventos. Por isso, pretendemos continuar colocando em prática o “Cantos e Contos”, contando cada vez com mais artistas envolvidos, e com um público cada vez mais interessado.
Os próximos nomes (sobre os quais estamos estudando a história de vida e as canções), para prováveis eventos são Cazuza, Milton Nascimento e Gonzaguinha.









6 comentários:

  1. A Lê é uma pessoa que conheço ha pouco tempo e já cativa desde o primeiro momento. Fico feliz por ter conhecido essa figura e participado do Cantos e Contos junto com ela e tantos outros músicos de Juiz de Fora.
    Salve, salve Lê.
    Parabéns pela matéria.

    Thiago Lopes,.,

    ResponderExcluir
  2. Realmente a noite de Cantos e Contos em homenagem a Chico Buarque foi maravilhosa!Para as pessoas da minha geração,com certeza foi um retorno ao passado e uma ótima homenagem a um grande cantor e compositor,que até hoje emociona a todos por onde passa!Estive lá e valeu de verdade!Dionízia.

    ResponderExcluir
  3. Cantos e Contos aconteceu e eu aqui vi. POr vezes convidado e por vezes desencaminhado , Alê linda e cheia de contos , so espero que me convide para o proximo espetaculo , pois intimado antecipadamente ja me considero . Fico feliz por teu caminho ja iluminado pela luz dos acordes . bjs grande Alê . Luccat36

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucca, estou tentando te achar por aqui.Sera' que vc recebe um email de aviso? Sou eu, a Alessandra, dessa matéria. Quanto tempo! Eu hoje vivo na Noruega. Se vc receber isso, me mande email para alessandrabrasilian@hotmail.com

      Excluir
    2. Lucca, estou tentando te achar por aqui.Sera' que vc recebe um email de aviso? Sou eu, a Alessandra, dessa matéria. Quanto tempo! Eu hoje vivo na Noruega. Se vc receber isso, me mande email para alessandrabrasilian@hotmail.com

      Excluir
  4. A matéria é tão boa quanto o projeto, não tinham como ficar ruins. Espero poder participar um dia e incentivo aqueles que ainda não foram a irem nos próximos. Parabéns Alê pelo projeto e parabéns Sidney pela reportagem.

    ResponderExcluir