sexta-feira, 27 de novembro de 2009

HOJE É DIA DO CULTURA ATIVA - PARTY 01






O espaço cultural Cidade Velha (Antiga Sarajevo) realiza no dia 27/11/2009 a festa Culturativa - Party I. O objetivo é arrecadar fundos para o projeto social Cultura Ativa na Comunidade e inaugurar o movimento cultural/ social Culturativa, que pretende criar um espaço para a divulgação e difusão da cultura paraense, bem como engajar os artistas em trabalhos sociais com a comunidade carente. O evento contará com exposições de Telas, Fotografias, Vídeos, Poesia, Artesanato, Desfile de uma grife Alternativa mais quatro Bandas, quatro DJs e participações especiais. Os ingressos custarão 10 reais, e estarão disponíveis antecipados na loja Na Figueiredo e Wilbor Bong.

Evento: Festa Cultura Ativa Party I com as bandas Bris Zaboua, Xamã, Farofa Black, Luis Pontes e grupo Maianá mais os cantores Simba Amlak (guiana inglesa), Adriana Cavalcante e Juçara Abe e DJs Morcegão, Vitor Pedra, Nico Bates, Fábio Chaar. Exposições de artes plásticas, fotografia, vídeos e poesia com: Nazaré Brasil, Ulisses Parente, Silvana Ranieri, Paulo Vasconcelos e Nath Jah Bless.



Data: 27/11/2009

Horário: 22h00min

Local: Espaço Cultural Cidade Velha



ARTISTAS PARTICIPANTES EM ORDEM ALFABÉTICA:





ADRIANA CAVALCANTE



Adriana Cavalcante, cantora e compositora de Belém do Pará, iniciou sua formação musical aos oito anos de idade no conservatório Carlos Gomes. Começou a cantar aos 19 anos, no ano de 1997, e fez parte de duas bandas: Tempero da tribo e Batom carmim.

Em 2002, começou sua carreira solo e reuniu importantes realizações como a “Quinta Cultural” do BASA e o programa televisivo da Rede Cultura “Cultura in Concert”. Depois, partiu em turnê independente pela América Latina aonde cantou em países como Venezuela, Colômbia, Equador, Peru, Bolívia e Argentina.

De volta á terra natal, Adriana continua se apresentando no circuito cultural local e participou de importantes eventos como: Feira do Livro e Letras do mundo, promovidos pelo governo do Estado, espetáculos músico-teatrais como “Vai que é bom” e “Tão bonito de tão feio” e programas televisivos como “Café Cultura” e “Cena Musical”. Em março de 2008, junto a uma delegação de artistas paraenses, ajudou a representar o Brasil, com enfoque no Pará, na “Feira-Exposição Anual”, na cidade de Bressuire, na França. Também participou da 1ª edição do festival de música da TV RBA, no qual se classificou em quarto lugar com a canção “A brisa da música”. Atualmente, Adriana Cavalcante se dedica também a etapa de pré-produção de seu primeiro CD solo que deverá se chamar DESTINO.



BANDA FAROFA BLACK



Farofa Black, é uma banda que busca a mistura e a concretização do black como um estilo universal e base para todos os outros existentes, como uma banda que sempre vem com força na voz, nos arranjos e traz o felling raro, percebido ao longo da história com a interpretação de grandes nomes que consagraram o estilo, inclusive na música instrumental bandas que inspiram o trabalho musical da banda em todos os sentidos, como Miles Daves, Tower of power, James Brown, Michael Jackson, Jamiroquai, Tim Maia, Jorge Ben, Nação Zumbi etc... Vale a pena lembrar que a black music hoje generaliza o estilo através da criação e mistura das vertentes culturais oriundas da afrodescendência mundial, logo, o reggae, o hip-hop, o raga estão incluídos na farofa musical a qual a banda se propõe.





JUÇARA ABE



Cantora e compositora nascida em Belém do Pará, Juçara Abe possui em sua música influências do reggae, do soul e do funk, suas composições misturam esses ritmos em levadas dançantes e populares.

Estudou canto lírico e popular com as professoras Dione Colares e Marianne Lima, e canta em bares e teatros de Belém desde o ano de 2004.

Durante os anos de 2007/2008 fez turnê independente pela Europa, e cantou em países como Inglaterra, Irlanda e Portugal. Em 2009, participou de eventos importantes como a celebração dos trinta anos do teatro Waldemar Henrique e XIII Feira Pan-Amazônica do livro. Partcipou da III edição do Festival de Música de Parauapebas (FEMPA) e foi finalista com o reggae de sua autoria “Chama das candeias”. Teve também experiência no teatro com o espetáculo músico-teatral “Tão bonito de tão feio”.

Atualmente, Juçara executa também o trabalho de produção cultural e se dedica à fase de pré-produção de seu primeiro disco solo, o álbum “ESCOLHA”.





DJ MORCEGÃO



Gilmar R. Cardoso conhecido artisticamente como DJ Morcegão, iniciou sua formação como Dee Jay a partir dos 13 anos de idade observando seu pai que possui um acervo muito rico de músicas dos mais variados estilos. Morcegão começou tocando em bailes de flash Black no bairro da Terra Firme, periferia de Belém, onde acabou ganhando destaque por seu conhecimento musical e esta experiência serviu de base para sua carreira de DJ. Em meados da década de 80 conheceu a cultura Hip-hop, tocando como DJ de um grupo de rap chamado MBGC (Manos da Baixada de Grosso Calibre), tornando-se um dos percussores do elemento Dee Jay na cultura Hip-hop no estado do Pará. Morcegão já atuou em bandas de reggae, rock, grupos de carimbó e participou de aberturas de vários shows de grupos de rap como Racionais MC’s, MV Bill, Marcelo D2, X, entre outros. No norte e nordeste do Brasil tocou em vários clubes e casas noturnas de Belém, e também atua como arte educador em projetos sociais nas periferias de Belém, aonde a cultura Hip-hop acaba por ser a base na construção e formação da cidadania.





NAZARÉ BRASIL



Nazaré Brasil, cenógrafa, pintora e restauradora estudou em São Paulo, onde morou por vinte anos. De volta ao Pará realizou alguns trabalhos no ramo da arte. Atualmente realiza trabalhos como cenógrafa nas casaS de shows Açai –Biruta, African –Bar, Bar do Índio e espaço cultural cidade velha.

Estará realizando no dia 27/11/09 na espaço cultural cidade velha a mostra de arte “Luminária da cidade” e Mandalas juntamente com outros artista paraenses.





SIMBA AMLAK



Cantor de Reggae Roots, Nyabinghi, Ragga e Dance Hall. Nascido na Guiana Inglesa, e atualmente em turnê pelo Brasil, já tendo passado pelos estados de Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Fortaleza, Bahia, Pernambuco, Brasília e Natal. E dividido palco com bandas nacionalmente conhecidas como: Ponto de Equilíbrio, Leões de Israel, Mato Seco, Filosofia Reggae, Jah Live, Jaca Reggae, Kamaphew Tawa, e internacionalmente conhecidas: Israel Vibration, Andrew Tosh, Don Carlos, Fullywood Band, Congo Nya...

AMLAK em sua segunda visita a Belém do Pará, traz o seu mais novo Projeto “ZION ROOTS”, em parceria com a banda base RAIZES de SIÃO que tem como proposta a interação musical através do intercambio com artistas nacionais e internacionais: Larry Marshall (Jamaica), Dada Yute (SP), Victor Bing I(RJ) e atualmente Simba Amlak (Guiana Inglesa). O Projeto “ZION ROOTS” traz as mais novas vertentes do Reggae: New Roots,Dance Hall, Hip Hop e Ragga, sem perder as influencia das raízes Nyabinghi.





SILVANA RANIERI



Belém, Pará, 25 anos, Fotógrafa, Publicitária, estudante de Artes Cênicas (UFPA) e Francês (Aliança Francesa), agrega seus valores profissionais a suas produções como algumas exposições de fotografia como “Fogo Fátuo” ( Galeria de Arte Graça Landeira – UNAMA - outubro de 2008), Le Tour de France – que contemplou cinco locais na cidade de Belém como Aliança Francesa, S’il Vous Plait, Armazém Santo Antônio, Ná Figueredo, Cantina Italiana em dezembro de 2008 a janeiro 2009, entre outras com comunidades do estado, capital e interior.



ULYSSES PARENTE



Belém, 28 anos, fotógrafo. Formado em Comunicação Social e Multimídia (IESAM) e graduado em Direção de Fotografia pela Academia Internacional de Cinema e TV- RJ. Dedica-se à pratica da linguagem audiovisual, envolvendo-se na área de vídeo, fotografia e design multimídia.

Possui trabalhos registrados no circuito cultural alternativo, com participação em exposições individuais e coletivas em lugares como Universidade Federal Pará, praças e galerias particulares (espaço da computer store), recentemente expôs na galeria Theodoro Braga, com exposição aprovada em edital pela Fundação Cultural Tancredo Neves.





DJ VITOR PEDRA



Nascido em 3 de maio de 1978, a sete anos é atuante no movimento cultural, integrado na equipe do programa comunitário Sintonia do Reggae na Rádio Comunitária FM Cabana 103.3 MHz realizado pela A.M.O.R (Associação dos movimentos Reggae), associação cultural que já tem 10 anos de existência lutando contra as discriminações sociais e trabalhando contra o racismo dentro do Conselho Municipal de Negras e Negros do município de Belém do Pará. Atualmente produz o programa sintonia do reggae na rádio www.gilvanroots.com de 2ª a 6ª de 16 às 18h horario de verão, além de colaborar todo sábado no Programa Cultura Reggae das 18 até às 20 horas (http://portalcultura.com.br/) na Radio Cultura 93.7MHz. Atualmente cursando jornalismo na FAP (Faculdade do Pará).



BANDA XAMÃ



A banda Xamã retorna aos palcos de Belém neste final 2009. Três integrantes da primeira formação estão no grupo: Rande Frank (voz e violão), Dennis Castro (guitarra e voz), Valdo Vieira (baixo e voz), e somam ao novo elenco da banda os músicos Jr. Dusik (bateria) e Lentos Dinis (guitarras). O repertório mantém 20% dos clássicos oitentistas do universo pop rock que fazia parte do antigo set list da banda. Hits como "Pros que estão em casa", do Hojerizah, "Perfeição" da Legião urbana, "Esperando na janela", do Cogumelo Plutão, e "Longe de tudo", do Ira! são algumas canções desta época em que o Xamã estava em alta na cena da música local, tocando em vários bares, boates, restaurantes e afins.

As novidades são muitas: versões de clássicos do rock como "Ligh my fire", do The Doors, e "Rock'n roll", do Led Zeppelin para o reggae; versões para canções do Roberto Carlos, como "Ninguém vai tirar você de mim"; outros covers inusitados como "Chinesa videomaker", de Fausto Fawcett, e "Maria vai com as ondas", do também irreverente Zéu Britto; uma parte relembra hits internacionais tocando músicas de bandas como Ramones, Clash, Queen, smthas, Cure, etc..., além de um bloco de canções regueiras cantadas por Dennis. Outras surpresas estão no novo show da banda que volta com a experiência desses quase 10 anos de atividade e com um gás renovado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário