quinta-feira, 24 de setembro de 2009

VER-O-POP ESTÁ NO AR



De acordo com o dicionário da internet, Wikipédia, "a Cultura Pop é a cultura vernacular - isto é, do povo - que existe numa sociedade moderna. O conteúdo da cultura popular é determinado em grande parte pelas indústrias que disseminam o material cultural, como por exemplo as indústrias do cinema, televisão, música e editorais, bem como os veículos de divulgação de notícias. No entanto, a cultura popular não pode ser descrita como o produto conjunto dessas indústrias; pelo contrário, é o resultado de uma interação contínua entre aquelas e as pessoas pertencentes à sociedade que consome os seus produtos".


Ainda segundo o mesmo site a feira do Ver-o-Peso "é um mercadosituado na cidade brasileira de Belém, no estado do Pará, as margens da baía do Guarajá. Construído em 1625, seu nome faz jus às chamadas Casas do Ver-o-Peso, projetadas no Brasil, em 1614, para conferir o peso exato das mercadorias e cobrar os respectivos impostos para a coroa portuguesa.
O mercado faz parte de um complexo arquitetônico e paisagístico que compreende uma área de 35 mil metros quadrados, com uma série de construções históricas, dentre elas o Mercado de Ferro, o Mercado da Carne, a Praça do Relógio, a Doca, a Feira do Açaí, a Ladeira do Castelo e o Solar da Beira. O conjunto foi tombado pelo IPHAN, em 1997. Hoje o Ver-o-Peso é muito famoso por sua variedade em produtos como frutas, peixes, pães, doces e verduras raras na região".




Aproveitando essas duas explicações, e o festival que produzi junto com o meu irmão e com o meu primo em 1999; resolvi reformular e ampliar o Rock Pará e criar o Ver-o-Pop Blogspot. Escrevendo sobre música, cinema, política, literatura....do Pará, do Brasil e do Mundo.


O Mercado do Ver-o-Peso, mostrado pelo artista Emmanuel Nassar. Produzido por Jose Roberto Aquilar e Dacio Bicudo

2 comentários:

  1. mano sidney!

    parabéns por toda a tua iniciativa com os blogs! só faltou citares que o nome "ver-o-pop" foi uma criação minha com henry e iva, nas temporadas que fizemos juntos lá por 2002/2003. se quiseres, depois te mando um material memorial disso, junto com um texto-manifesto que escrevi na época. to no aguardo da nossa entrevista!

    abraços,

    r

    ResponderExcluir