domingo, 18 de abril de 2010

ENTREVISTA ESPECIAL: VJ RODRIGO SABBÁ

O VJ paraense Rodrigo Sabbá tem uma vasta experiência e revelou nessa entrevista vários detalhes dessa carreira promissora.


http://www.vjrodrigosabba3.blogspot.com/

Quais foram as tuas primeiras experiências como VJ? E quais eram as principais dificuldades nesse começo?
Minhas primeiras experiencias ainda foram na época da febre dos patins em Belém, na época dos grupos Winkings, Cowboys e Falcons, lembram? F
az tempo, eu gravava tudo e fazia clips no MovieMaker, era louco, depois quando eu estudava no Colegio Ideal da Batista Campos, comecei a fazer os trabalhos , sobre as tais leituras obrigatórias. Nossa !!!, gravava tudo em casa, fazia um cenário, editava me baseando nos efeitos do Chapolin Colorado. Putz, era muito tosco! (hahaha). Depois em casa vi um comercial sobre edição e efeitos especiais, que foi ministrado pelo Mauro Melo e o Davi Meleskani, esse último pelo que fiquei sabendo, foi servir em Israel, e nunca mais o vi. Daí, estudando nesse curso, fui um dos escolhidos a ter um estágio, em uma produtora em Belém, e assim comecei a ter contatos com ótimos profissionais da área; e nisso tive a ideia de criar meus trabalhos visuais.
Porém, não tinha onde usar, era muito abstrato, e foi quando fui em uma rave do Natal, uma que teve no antigo bar Colarinho Branco, lembro que fiquei muito bêbado nesse dia, só pra variar (hahaahhaah), nisso parei e fiquei olhando a tela que passava uns vídeos de festas, e tive um estalo: "Minhas imagens que nem eu entendia para que serviam, poderiam ser úteis"; falei com o organizador , ele não deu muita atenção, mais insisti e consegui mostrar meu trabalho em um próximo evento.
Agora claro lembro mais ainda desse evento teve uma hora que apagou tudo da iluminação e da mesa do DJ, logo depois descobriram o que havia acontecido: "Chutaram o cabo principal de energia". Bom o chato é que quem havia feito isso advinha quem foi? O Daniel Leite, da produtora paraense Durango95, ele tira onda até hoje por isso, pois foi eu quem acabou com a festa por 10 minutos.
Depois fui para a rádio Jovem Pan Belém, trazia meu computador Book, é isso mesmo, na época trazia no buzão, O monitor de 14" + CPU, para mostrar meu trabalho para o Mauro Kleber e para o Albery (da rádio Jovem Pan Belém, na época). Daí comecei a tocar na Tuntz (Nota do Editor: festas de música eletrônica, que acontecem em Belém e que são promovidas pela rádio Jovem Pan local) em todas as edições, sendo que a minha particição na Tuntz ocorreu mesmo por acidente, pois eu tava ajudando o VJ que era o Mauro Melo, porem não sei por que ele sumiu da festa. Aí o Albery disse: "BORA MULUEQUE"! Vai tu mesmo!" Estou até hoje!

Depois desse começo, quais foram os trabalhos mais marcantes da tua carreira?
Olha tive o prazer em Belém de trabalhar com grupos que a maioria finalizou os trabalhos, entre eles Sound Factory, Gap, Coletivo Cotonete. Nessas festas, eu filmava tudo, e rodava mais as minhas imagens, porem tudo isso era feito sempre LIVE, levava dos computadores, com programas de edição de efeitos, deixava um computador ligado passando as imagens no telão, em quanto no outro eu editava, em quanto renderizava no computador; o outro ficava no telão
Quando eu acabava, apertava a botoneira que controlava os sinais de vÍdeos do telão para o computador que o video acabara de finalizar, nissso eu passava para o outro computador que eu tinha cortado o sinal, e começava a editar outro vídeo, acabava de fazer, contava de novo o sinal do que já esdtava rolando, e soltava o novo redenrizado, isso eu levava a noite toda.

Os momentos mais marcantes foram na Jovem Pan, pois desenvolvo muitos trabalhos com video arte, para os cinemas moviecom, e a Rede Globo de Comunicação, que toco no Profissionais do Ano, é muito louco, me tratatam muito bem. Para ter uma idéia toquei no Brasil todo, cada experiência é maracante mesmo.
Mas não posso esquecer do meu mentor e quem conscidero meu "PAI da comunicação POP" : Janjo Proença (diretor da Jovem Pan Belém, empresário e radialista). Fiz um trabalho em uma boate chamada Living Room que era dele, ele me chamou do nada no fim da festa, ele gostou tanto das projeções sobre Pinaple Girls, que ele abriu até um champanhe. E tambem ao Toni Rodrigues(Produtor Nacional de Eventos da Rede Globo) que sou muito grato, o resto da vida, por me dar a chance de tocar em sua empresa e ter sua amizade

Qual é o equipamento que você usa hoje em dia nas apresentações?
Bom, eu trabalhando muitos anos como VJ, tem quase oito anos, percebi que precisava me desvincular dos equipamentos das produtoras de eventos, pois aumentavam o custo para o promoter da festa; e ainda tiravam algo mais que poderia receber no cachê. Foi quando a quase cinco meses depois que perdi minha mãe, e ela me deixou o bom carro, mas eu não gosto de carros, foi quando eu investi tudo em meus equipamentos , ao total R$ 8.000,00 , só em um DVJ e um Mac pro, tirando outros equipamentos.
Daí, ficou bem melhor e customizado. Hoje tenho meu equipamento, e ganho por produção também; claro graças aos conselhos de minha mãezinha. Os equipamentos que uso são: 1 Mac Pro com 160GB + HD externo de 250GB; 1 DVj Controlador Numark; 1 Capacete virtual que criei: Uma junção de óculos 3d + Capacete de PAINT BOLL + Ilumição de leds RGB; 1 teclado Korg Midi para tocar e montar os acordes com imgens; e mais um PC.
Quais são as expectativas para esse ano?
Esse ano espero lógico tocar novamente na Globo (se Deus quiser), e fechar uma residência em algumas boates de Belém.


Um comentário:

  1. Adorei a materia, tudo o que o Rodrigo falou acima,foi tudo o que eu vivi a 10 anos atrás,enquanto ele trabalhava, eu olhava os telões com todas as cores lindas da Vida e me divertia tanto
    :)
    Parabéns Rodrigo,vc é um ótimo profissional.

    ResponderExcluir